segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Greve dos técnico-administrativos acaba em 95% das federais

Fonte: Terra em 23/09/2011

A greve nacional dos técnico-administrativos das universidades federais se encerra nesta sexta-feira(23/09). Cerca de 95% dos sindicatos seguiram a orientação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra) de finalizar o movimento. As atividades serão retomadas na segunda-feira(26/09), mas, de acordo com a Fasubra, a mobilização irá continuar.

A coordenadora geral da Fasubra, Léia de Souza Oliveira, afirma que a categoria voltará ao trabalho para que, desta forma, consiga voltar a conversar com o governo. "Esperamos que com o fim da greve o governo cumpra sua palavra e inicie as negociações", disse Léia.

De qualquer maneira, a Fasubra destacou que a luta pelas melhorias da categoria continua. "Iremos fazer paralisações mensais para mostrar que estamos mobilizados".

Cinco universidades federais votaram pela permanência da greve: a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Segundo a Fasubra, essas instituições terão novas assembleias na próxima semana e poderão permanecer em greve em função de reivindicações locais.

Reivindicações nacionais
A categoria reivindica piso salarial de pelo menos três salários mínimos. Segundo a Fasubra, o vencimento básico dos técnico-administrativos atualmente é R$ 1.034.

A entidade queria que o reajuste fosse incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional. No entanto, em mais de um encontro com representantes sindicais dos servidores, o Ministério do Planejamento afirmou que só negociaria com os técnico-administrativos com o encerramento da greve.