sexta-feira, 16 de setembro de 2011

[07-10/nov] A Educação pelas Imagens e suas Geografias

Acontece nos dias 7 a 10 de novembro de 2011 o II colóquio internacional "A educação pelas imagens e suas geografias" organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH (USP Leste). O evento tem como objetivo:

  • reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros estudiosos das imagens na produção do conhecimento geográfico, tendo como base artigos que serão publicados no periódico Geograficidade - publicado desde 2011 pelo Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense;
  • discutir a educação visual que as imagens realizam no mundo contemporâneo e o poder da circulação do conhecimento;
  • debater as relações e tensões existentes entre a idéia de representação e a presença das imagens;
  • Possibilitar um aprofundamento do diálogo interdisciplinar na interface de três áreas de conhecimento: a Geografia, a Educação e o estudo das imagens;
Entre outros.

As palestras serão voltadas para profissionais, professores e estudantes das áreas de Geografia, Educação, Comunicação e áreas afins.

Os trabalhos deverão ser enviados para seleção no email geoimagens2011@gmail.com sob a forma de resumos, sempre acompanhados de um minicurrículo do autor, até o dia 15 de outubro de 2011.

O evento será realizado na USP Leste.

Para mais informações acesse a página do evento.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Boletim Pedago Mobilizada: Curso de Libras com vagas até 15/09

Boa tarde,

Segue o boletim com as atualizações do Blog pedagomobilizada.blogspot.com com as publicações ordenadas por categoria e data de publicação.

Damos destaque ao curso de Libras aos sábados oferecido gratuitamente na USP Leste que tem inscrições até hoje, 15/09

Nas notícias há duas notas que merecem especial atenção de todos, a publicação sobre a Conferência Municipal de Educação de Guarulhos, que irá definir o plano decenal de educação municipal, enviada pela estudante Fabiana, que foi eleita para integrar a comissão organizadora do evento, o outro texto foi escrito por Carlos Roberto (deputado federal e presidente do diretório municipal do PSDB) no qual ele qualifica a criação do campus da UNIFESP Pimentas como um erro crasso de planejamento por parte do PT e da UNIFESP, pois cursos de humanas fogem às ambições dos guarulhenses que, segundo ele, almejam muito mais cursos do ramo da logística para poderem conseguir bons empregos na cidade.

Uma página nova foi adicionada ao blog disponibilizando o Estatuto do CAPED.


Vagas

Vaga de Estágio


Eventos

Notícias
Edital Ciências Humanas CNPq/Capes

Formação de professores é desvalorizada pelas universidades, avaliam especialistas

Senado aprova MP que autoriza União a transferir recursos para escolas de educação infantil

Maior tempo do aluno na escola tem que ter projeto pedagógico, diz CNTE

UNIFESP Pimentas é um erro crasso, segundo presidente do PSDB em Guarulhos

CONFEDUC – Conferência Municipal de Educação

Projeto de lei prevê punição para estudantes que descumprirem código de ética da escola

Resultado da Assembleia de 06/09

Revista Aleph #15 : Novas Tecnologias na Educação

[20 a 23 / set] Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - ENEJA

O Fórum de EJA da Bahia irá sediar o XII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - ENEJA que acontecerá em Salvador/BA, de 20 à 23 de setembro de 2011.



Maiores detalhes no link: http://www.forumeja.org.br/ba/

Edital Ciências Humanas CNPq/Capes

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abre inscrições para a Chamada que visa o apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, mediante o financiamento de projetos de pesquisa com mérito científico.

Quem se interessar, tem até o próximo dia 20 de outubro para enviar sua proposta, que deve ser encaminhada ao CNPq exclusivamente via internet, pela Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/). A chamada irá investir um valor global estimado em R$ 8 milhões, sendo 50% oriundos do CNPq e 50% da CAPES. Cada projeto terá um investimento máximo de R$ 20 mil.

Confira a Chamada completa: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/007.htm

[26 a 30 / set] Semana de Educação da UNICAMP

V Semana da Educação (2011)
Desafios (re)colocados pelo novo PNE

Faculdade de Educação - UNICAMP

Confira a programação

2011 é um ano especialmente importante para o futuro próximo da educação brasileira: está para ser aprovado um novo Plano Nacional de Educação, para o decênio 2011 - 2020.

Uma vez mais, estamos diante da possibilidade de começar a superar problemas crônicos da educação brasileira, tais como o financiamento deficitário de todos os níveis da educação e a crescente e voraz participação dos setores privados - cujos lobbistas já estão se articulando para retirar, das metas de expansão, qualquer referência à gratuidade do ensino, assim como qualquer regulação do setor privado. Ou seja: não estamos somente diante da referida possibilidade de superação de problemas antigos, mas também estamos sob o risco de que os problemas da educação sejam agravados.

Neste sentido, nós, da Comissão Organizadora da Semana de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, pretendemos contribuir para o debate público e para a organização popular contra os setores privatistas da educação, promovendo uma Semana de discussão intensa dos desafios que nos estão sendo (re)colocados pelo novo PNE.

Sabemos que muitas das metas propostas para esta nova década são decorrências do não-cumprimento das metas do PNE anterior e mesmo da insuficiência das metas passadas, nas quais, lamentavelmente, o Governo Federal segue insistindo - o aumento progressivo do investimento público em educação visando aos 7% do PIB brasileiro é apenas a mais gritante dessas metas insuficientes, quando se dispõe do PNE da Sociedade Brasileira, de 1997, que nos aponta e sustenta a necessidade de 10% do PIB brasileiro para a Educação.

Portanto, gostaríamos de contar com a presença de todos os estudantes e profissionais da área da educação, bem como de todos os interessados pela democratização do acesso à educação de qualidade em nosso país, para que avancemos, nesta nossa Semana da Educação, rumo à superação dos problemas crônicos da Educação brasileira. Como antes, essa superação passa pela mobilização e pelo esclarecimento da população contra os setores privatistas. É para isso que pretende servir esta nossa Semana.

Comissão Organizadora

Formação de professores é desvalorizada pelas universidades, avaliam especialistas

fonte: Agência Brasil

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ambiente acadêmico ainda considera a formação de professores para a educação básica uma tarefa “menor” o que dificulta a melhoria da qualificação desses profissionais para atuar em sala de aula. Este é o diagnóstico de especialistas, pesquisadores e organizações da sociedade civil reunidas no Congresso Internacional Educação: uma Agenda Urgente. A formação de professores no Brasil foi tema de discussão em uma das mesas de debates, e há um consenso de que é necessária a revisão dos currículos dos cursos de pedagogia e de licenciaturas.

Um dos componente que deve ser fortalecido, na opinião dos debatedores, é o prático. Para os especialistas, o estágio precisa ganhar maior importância e deve ocorrer desde o início da formação do professor. Uma das principais críticas é que a universidade não prepara o professor para lidar com a realidade da sala de aula, que inclui problemas de aprendizagem e um contexto social que influencia no processo.

“A formação inicial deve estar visceralmente ligada à sala de aula. Ela deve ocorrer em dois lugares: na universidade, onde eu penso, discuto e estudo e naquele lugar que é objetivo maior do professor, a sala de aula”, disse Gisela Wajskop, diretora-geral do Instituto Singularidades.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, declarou que apesar do estágio ser obrigatório para a obtenção do diploma, em muitas escolas de formação ele não passa de uma “formalidade”. “O estágio é fundamental para conectar o que o aluno aprende na universidade e o mundo real. Ele precisa sair sabendo como são as escolas, quais são as dificuldades concretas que ele vai encontrar e quem é esse jovem que ele vai ensinar e que ele só estuda na psicologia. Mas o estágio precisa ser bem feito, orientado e cobrado”, ressaltou.

Uma das propostas apresentadas para melhorar a formação, é instituir nas licenciaturas e cursos de pedagogia uma espécie de residência, semelhante a que ocorre nos cursos de medicina e que é obrigatória para o exercício profissional. Leão aponta, entretanto, que a formação do professor não é a única variável que determina a qualidade do ensino. “A universidade que forma o professor da escola pública é o mesmo que forma o da particular. Mas, a segunda tem resultados melhores nas avaliações”, disse.

Membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do movimento Todos pela Educação, Mozart Neves Ramos defende a criação de centros ou institutos de formação nas universidades que sejam separados dos departamentos que hoje oferecem as licenciaturas. “O professor da universidade que está preocupado em dar aula na escola de educação básica é visto no seu departamento como inferior porque não está preocupado em publicar artigos nas revistas de ponta”, declarou.

A desvalorização da carreira e dos cursos de formação têm levado ao fechamento das licenciaturas, conforme observou o vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Marcelo Lourenço. “Nós estamos pedindo socorro porque os cursos estão fechando por falta de procura”.

Senado aprova MP que autoriza União a transferir recursos para escolas de educação infantil

fonte: Agência Brasil

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje (14) a Medida Provisória (MP) 533/2011, que autoriza a União a transferir recursos para a manutenção de escolas de educação infantil. Segundo cálculos do governo, a MP deve beneficiar 475 estabelecimentos, atendendo 38 mil crianças em creches e 57 mil em pré-escolas. Ao todo, devem ser investidos, ainda de acordo com o Executivo, R$ 176,6 milhões no projeto. A medida provisória segue, agora, para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Apesar de favoráveis à matéria, senadores da oposição tentaram adiar a votação para a próxima semana, alegando que os recursos que garantirão a execução do projeto ainda não estão disponíveis. Contudo, devido à proximidade do prazo para a MP perder a validade, os governistas insistiram na votação.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que a aprovação da MP aumentará o acesso das crianças às creches. “É uma medida extremamente importante, que busca o atendimento na rede pública de educação das crianças de 0 a 3 anos.”

De acordo com a senadora amazonense, apesar do avanço no atendimento da pré-escola, grande parte das crianças de 4 a 5 anos estava sendo atendida, até o ano passado, por instituições filantrópicas. “Na Região Norte, somente 6,5% das crianças têm acesso à creche. Essa medida ajudará a ampliar o acesso das crianças [às creches].”

Já o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) ressaltou a importância dos investimentos na área de educação fundamental. “Os estabelecimentos já estão construídos e finalmente serão colocados em funcionamento. Tenho dito sempre que o governo federal deveria se preocupar com o ensino fundamental. Sou contra colocar mais recursos em outro tipo de educação que não seja o ensino fundamental, a pré-escola e a educação infantil. É preciso implantar a escola em tempo integral no Brasil.”

Edição: João Carlos Rodrigues

Maior tempo do aluno na escola tem que ter projeto pedagógico, diz CNTE

fonte: Agência Brasil

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin Leão, a proposta anunciada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, de ampliar o tempo de permanência da criança na escola precisava ser acompanhada de um projeto pedagógico sólido. Na avaliação dele, o mais adequado seria ampliar a jornada diária em vez de aumentar o número de dias letivos.

“Nós somos a favor da escola em tempo integral. Mas é preciso que você aumente esse tempo e a criança tenha efetivamente o que fazer na escola. Já tivemos experiências que não foram exitosas porque se ampliou o tempo sem uma proposta pedagógica de escola integral”, defendeu.

Atualmente a carga horária mínima para as escolas é 800 horas anuais, distribuídas em 200 dias letivos. Caso a proposta seja por esticar o calendário, Leão disse que será necessário levar em conta alguns aspectos da vida prática do professor como o período de férias.

“Em um primeiro momento, acho que o passo importante é a ampliação da jornada. Temos que saber [com o Ministério da Educação] como serão trabalhadas questões importantes para a nossa vida como o período de férias. No nosso entendimento, o período de férias pode ser de acordo com o calendário escolar, mas tem que ser contínuo e no mínimo de 30 dias”.

Edição: Rivadavia Severo

[até 15/09] Inscrição para Curso de Libras Gratuito na USP Leste

INSCRIÇÃO CURSO LIBRAS EACH/USP
MÓDULOS I, II E III

Inscrições : 23/08/2011 à 15/09/2011
Lista Selecionados: 19/09/2011
Início Aulas: 24/09/2011 à 18/02/2012
Carga Horária: 40h(certificado)
Aulas aos Sábados.
GRATUITO !

O CURSO DE LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) - Módulo I, II e III - será oferecida na EACH/USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Localização: http://each.uspnet.usp.br/site/

** VAGAS ** : 150 (MÓDULO I)- ATENÇÃO: Alunos aprovados e aptos ao Módulo II e III devem fazer a Inscrição

ATENÇÃO: CASO O NÚMERO DE INSCRITOS SUPERE A QUANTIDADE DE VAGAS OFERECIDAS, O CRITÉRIO DE SELEÇÃO SERÁ POR SORTEIO.
Todas as etapas serão divulgadas no site: www.librasnaciencia.com.br

Grato!
Prof. RAFAEL SILVA (LIBRAS)

UNIFESP Pimentas é um erro crasso, segundo presidente do PSDB em Guarulhos

Apesar da importância econômica, Guarulhos carece de cursos superiores públicos que atendam as reais necessidades da população, assim como das empresas do município, muitas vezes obrigadas a buscar mão de obra qualificada fora daqui. Neste sentido, é fácil identificar erros crassos por parte daqueles que nunca realizaram qualquer planejamento educacional, no sentido de oferecer à população disciplinas voltadas às verdadeiras vocações locais.

Guarulhos recebeu na década passada um campus da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, que se instalou na região dos Pimentas. O que poderia ser uma conquista para a população da cidade, já que se tratava de um antigo pleito da sociedade, acabou se configurando como apenas um palanque, sem resultados palpáveis. E tudo começa por uma visão míope sobre as reais necessidades e vocações de Guarulhos.

Sem desmerecer os cursos da Unifesp dos Pimentas, todos necessários e importantes para a formação profissional, Guarulhos precisava muito mais do que Pedagogia, História e Filosofia. Além de terem um mercado de trabalho restrito no município, são cursos que fogem à realidade e ambições dos guarulhenses. Tanto que, logo após o primeiro vestibular, foi possível notar que a Unifesp atraiu muitos estudantes de outros municípios, numa clara demonstração do erro cometido ali. Isso sem contar a falta de estrutura para acolher alunos.

Era de se esperar que uma universidade pública federal pudesse oferecer áreas mais ligadas à identidade do município, que tem o maior aeroporto da América Latina. Porém, nada de cursos ligados ao comércio exterior ou logística. Por que não oferecer cursos que visem os avanços tecnológicos do mundo atual? Ou então, um curso de medicina, já que está perto de um hospital municipal, carente de médicos e profissionais da área de saúde, e que não atende a população como deveria?

Ou seja, os responsáveis pela vinda da Unifesp visaram mais os interesses próprios do que da sociedade. Hoje, temos um campus que vive em desacordo com a realidade. Os administradores que visam apenas os companheiros de partido demonstram que não entendem nada de planejamento, também na área de ensino superior.

Guarulhos precisa muito mais. E é isso que defendemos ao exigir do governo federal, inclusive com uma visita ao reitor da instituição nesta semana, que reveja o papel da Unifespe em nosso município. No entanto, como tudo nesse governo, a resistência por mudanças voltadas aos interesses da sociedade é flagrante.

Carlos Roberto de Campos

Empresário, deputado federal e presidente do Diretório Municipal do PSDB, escreve às sextas-feiras.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vaga de Estágio

Local: Escola do Presídio Adriano Marrey em Guarulhos.
Horário: Segunda à sexta, das 8h às 12h;
Bolsa: R$ 600,00 + R$ 154,00 de condução + almoço no presídio
Contato: enviar CV para jleme@sp.gov.br (Gerente Regional FUNAP Grande São Paulo/Litoral, Sr José Antonio Leme)

Vaga enviada por Rildo, estudante da pedagogia, qualquer dúvida entrar em contato com ele no email: rildonedson@ig.com.br

domingo, 11 de setembro de 2011

[14 / set ] ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA! 10% DO PIB JÁ!

Entidades realizam novo ato pela educação pública, dia 14, na Paulista
 
Está agendado para a próxima quarta-feira (14) um segundo ato na Avenida Paulista pela valorização da educação pública, organizado por diversas entidades e movimentos do setor. A manifestação, assim como a anterior, procurará sensibilizar a população para a importância de aumentar os investimentos em educação e valorizar o trabalho de professores e servidores técnicos nas universidades e escolas públicas. A concentração será no Prédio da Caixa Econômica Federal, número 1804 da Av. Paulista, entre as estações Consolação e Trianon-Masp do metrô.
 
O ato reivindicará a aplicação de 10% do valor do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública e defenderá salários e carreiras dignas para seus trabalhadores. A manifestação é promovida principalmente por entidades ligadas à educação pública federal, como a Associação dos Docentes da Unifesp (Adunifesp-SSind.), a Associação dos Docentes da UFABC (ADUFABC-SSind.) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEF). No último dia 24 de agosto, mais de 500 pessoas, entre estudantes, docentes e técnicos de universidades e escolas federais participaram da primeira manifestação na Avenida Paulista.
 
O novo ato é parte de uma mobilização em várias cidades e de iniciativa do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) e algumas de suas seções nas universidades. O dia 14 foi escolhido em razão da primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre a carreira dos docentes das federais. A mesa de negociações sobre o tema foi uma conquista do Termo de Acordo, assinado no último dia 26 entre o ANDES-SN, o Proifes e o Governo Federal, e que contará com a participação das entidades docentes e dos Ministérios do Planejamento e da Educação.
 
A manifestação ainda contará com a participação dos trabalhadores do Judiciário no estado de São Paulo. O sindicato da categoria – o SINTRAJUD – realizará uma paralisação no dia 14. Um dos pontos de maior unidade entre os servidores da educação e do judiciário é o repúdio ao Projeto de Lei 549/2009, que "limita" por dez anos salários e investimentos no âmbito dos serviços públicos federais.

CONFEDUC – Conferência Municipal de Educação

Texto produzido por Fabiana Lopes Rodrigues, estudante da UNIFESP e membra eleita pela comunidade para compor a comissão organizadora da CONFEDUC.

Esta conferência tem como objetivo primordial elaborar o Plano Municipal de Educação, este tem a finalidade elencar metas para a educação da cidade num período de até 10 anos, que pretende vigorar entre 2012 e 2020. Essa proposta tem inspiração no Plano Nacional de Educação, porém, não esta diretamente ligado a ele, contando com normatizações e regulamento próprios.

Se trata de um evento multi datas, contando um período de três meses para sua realização, da abertura em 03 de setembro à Conferência Magna que será realiza nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2011.

A CONFEDUC se divide em: Audiências Públicas, Audiências Públicas Livres e Pré- conferências, além da Conferência Magna que finaliza o processo. Cada etapa com suas finalidades específicas, as Audiências Públicas tem por objetivo levantar temas e discuti-los com todo o público interessado. Existem temas pré-definidos, porém, as Audiências Públicas Livres tem como proposta que algum grupo, entidade, ONG ou qualquer membro da comunidade civil organizados em grupo de no mínimo 20 integrantes, possam levantar temas relevantes que tragam debates e discussões em prol da melhoria da qualidade da educação e após apresentar a proposta para a comissão organizadora, e aprovação pela executiva da CONFEDUC possa organizar, com respaldo total da comissão organizadora para a locação ou reserva do melhor local, assim como a estrutura organizacional necessária, realizar uma Audiência Pública Livre e debater o tema levantado.

Nesses espaços as propostas e colocações dos participantes serão registradas e computadas para aparecerem nos anais de toda a conferência. Também poderão se colocar os candidatos a possíveis delegados, nos espaços indicados como pré conferências. Estes deverão ser eleitos, muito provavelmente porque ainda não ficou definido no regulamento do evento, em uma pré- conferência especial dedicada a esta finalidade de eleger os delegados. As pré conferências tem o objetivo de elencar propostas que poderão ou não ser estabelecidas como metas a comporem o Plano Municipal de Educação.

A Conferência Magna será o evento primordial para que o documento seja definido, apontando todas as propostas colocadas como metas, assim como para a construção do documento final, que será enviado a Câmara Municipal de Guarulhos, como forma de projeto de lei, para ser discutido, votado e deliberado como política pública para a cidade.

A primeira audiência pública será neste sábado 10 de setembro a partir das 8 da manhã, no Centro Educacional Adamastor, no Centro. O tema a ser debatido será:O papel da escola na construção da cidadania e da emancipação social. Com os seguintes palestrantes: Rogério Giannini- Secretario de Relações do Trabalho CUT Estadual, Elie George Guimarães Ghanem Junior – Doutor em Educação pela USP. E o objetivo dela é discutir a escola e suas modalidades, etapas e níveis de ensino, como um local de produção de conhecimentos e formação para a cidadania plena e o respeito à diversidade.

Percebo uma falta de interesse dos professores da rede no geral, para com a participação neste evento que tem como proposta discutir e programar ações que incidiram diretamente no trabalho e no cotidiano da vida profissional destes educadores.

Também percebo uma certa resistência em relação à SME (Secretaria Municipal de Educação) para com a integração efetiva com a UNIFESP, até como instituição que pode respaldar e resguardar as ações da secretaria, pois, está estudando e produzindo documentos sobre a rede municipal de ensino e tem como obrigação primordial, auxiliar no desenvolvimento educacional deste sistema de ensino, por ter instalações na cidade. Percebo que isso se dá pela evidente proximidade desta secretaria de educação com instituições particulares de ensino superior que estão em atuação na cidade.

Enfim, esse é um panorama básico e em plena construção, pois, ainda estamos no início deste processo. Espero ter contribuído para que alguém possa se interessar e efetivamente participar deste espaço educativo e deliberativo de perspectivas educacionais, principalmente os professores da rede municipal de Guarulhos e os estudantes de Pedagogia e outras áreas vinculadas à educação.


Fabiana Lopes Rodrigues
Professora SME Guarulhos
Pedagoga - Unifesp - Campus Guarulhos

Voluntária no Cursinho Comunitário Pimentas - CCP