sexta-feira, 12 de agosto de 2011

[21-23/set] IV Fórum Nacional de Pedagogia

O evento acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Belo Horizonte, no Dayrell Hotel e Centro de Convenções.

Em breve resumo, o Fórum acontecia a cada dois anos e foi inciado em 2002 e tinha como tema Pedagogo, que profissional é esse? e dicutiu-se as DCNP e suas principais finalidades e as ações do profissional da Pedagogia e as exigências e restrições do contexto. Foi sediado pela FaE/UEMG.
Em 2004 o II Fórum teve como tema Formação e as Práticas dos profissionais da Pedagogia fundamentada na expectativa e lutas pela homologação das DCNP. Sediado também pela FaE/UEMG.
Em 2006 o III Fórum teve como tema Das diretrizes ao campo epistemólogico: Como fica a formação do pedagogo? Sediado pela USP em Aguas de Lindóia.
Em 2008 e 2010 houve uma interrupção das atividades e das discussões, assim como uma desmobilização do movimento.

Como visto as dicussões após a implementação das diretrizes foram interrompidas e não mais retomadas.

Neste ano a FaE/UEMG tomou novamente a iniciativa e elaborou uma comissão organizadora para o IV Fórum, visando retomar esa discussões, uma vez que são consideradas de extrema importância!
A partir de discussões feitas por membros dessa comissão outras Universidades foram convidadas a participar na elabaroção deste evento.
Tornaram-se parceiras da FaE/UEMG para essa realização UFV, UFJF, UFMG, UNIMONTES, PUC-MG e UEMG Leopoldina.
Além destes contamos com o apoio de instuições como ANFOPE, CEDES e FRA. Outras intituições foram convidadas e aguardamos o seu retorno.
O Diretório Acadêmico FaE/CBH/UEMG também se tornou participante nesta organização.

O IV Fórum Nacional de Pedagogia, neste ano, tem como tema Pedagogia - Interlocuções entre Formação, Saberes e Práticas.
O primeiro dia sera para credenciamento e Conferência de Abertura.
No segundo dia discutiremos a repercussão das diretrizes, a Pedagogia enquanto Licenciatura e a atuação na Educação Básica.
No terceiro dia discutiremos a formação do Pedagogo, o estágio enquanto implementação de formação e EaD.

O Fórum terá como estrutura, mesas redondas no começo dos dias e grupo de discussão na parte na tarde.
A intenção é elaborar uma carta, na qual constará o que foi aprovado neste Fórum. A carta será elaborada em uma Plenária ao final do evento.

Estudantes durante o mês de Julho e Agosto pagarão R$ 40,00 na inscrição e em Setembro serão R$50,00.

É importante que os estudantes de Pedagogia participem do evento e nos ajudem a retomar este movimento!
Para inscrições e mais informações visitem o site: http://uemg.br/IVForum/index.php

[Nov-Dez/2011]VI Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais

O propósito do VI Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais (dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro – Campus I da UFPB) consiste em refletir e discutir sobre os saberes e as práticas em educação popular que têm sido produzidos na atualidade e orientado o modo de pensar, dizer e fazer dos movimentos sociais, enquanto protagonistas sociais.

INTENCIONALIDADES
 
• Promover um espaço de reflexão e discussão sobre a relação entre educação e movimentos sociais, a partir dos princípios da Educação Popular;

• Analisar as contribuições da Educação Popular na reconfiguração dos saberes, práticas e organizações do espaço escolar;

• Dialogar sobre os saberes e as práticas em educação popular, produzidos no seio das experiências da sociedade civil organizada e da esfera pública do Estado;

• Discutir sobre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária como mediação da produção, sistematização e divulgação de saberes e práticas em educação popular;

• Avaliar as conquistas históricas dos Movimentos Sociais no campo das políticas públicas da sociedade brasileira;

• Refletir sobre novas dimensões teóricas e metodológicas que contribuem para a reconfiguração da Educação Popular, como estratégia de organização e de luta da sociedade civil,  tendo em vista a efetividade dos direitos humanos.

Informações pelo site: http://www.wix.com/6sems2011/6sems2011

Revista Espaço Científico Livre n.03 edição de agosto e setembro

A edição 03 da Revista Espaço Científico Livre está disponível on line http://issuu.com/rev_espaco_cientifico_livre/docs/revista_espaco_cientifico_livre_n3


Na Revista Espaço Científico Livre você encontra vários artigos de diferentes áreas do conhecimento, além de ficar informado de diversos eventos acadêmicos, como congressos, semanas acadêmicas entre outros.

Contribua você também enviando o seu artigo para espacocientificolivre@yahoo.com.br

Comunicado Estudantes Acomodação 15.08 a 17.08

Postamos aqui a mensagem enviada por Daniela Matos, secretária acadêmica do curso de pedagogia.


Caros Alunos,
 
Informamos que por determinação de Liminar a secretaria acadêmica está trabalhando em funcionamento de 50%, das 18h as 22h, estabelecendo como prioridade, a pedido da Direção Acadêmica, a Rematricula do 2º semestre de 2011.
Para que possamos analisar as matriculas realizadas manualmente pelos estudantes, com todo o critério de seleção aplicado a cada semestre, priorizaremos o inicio das aulas no dia 15.08.2011 das unidades curriculares Fixas de todos os termos e Filosofia Geral, do 2º termo.
Na própria segunda-feira haverá o período de "Acomodação das Ucs Eletivas e de Domínio Conexo", do dia 15.08 ao dia 17.08.2011, a ser realizada online, no site da PROGRAD, para que os estudantes possam visualizar as matriculas já solicitadas, que serão migradas para o sistema de Rematricula Online, de modo que quaisquer alterações poderão ser feitas neste momento.
Não serão necessários requerimentos para alteração e/ou solicitação de matricula na secretaria, todos deverão ser realizados no período de acomodação estipulado, via sistema de rematricula online.
Enviaremos na sexta-feira instruções para  o período de acomodação, juntamente com os arquivos dos quadros semanais.
Solicito a todos que fiquem atentos ao e-mail, pois toda comunicação/orientação será estabelecida através dele.
Atenciosamente,
 
Daniela S. Matos
Secretaria Acadêmica


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Concurso "Unifesp em Contos"


As inscrições acontecem de 15 de agosto a 30 de setembro de 2011

O Concurso "UNIFESP em Contos", promovido e organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, tem por objetivo estimular a cultura da produção literária discente, premiando contos individuais inéditos que tenham a UNIFESP como cenário. São considerados contos inéditos aqueles não publicados em livros, quaisquer periódicos, jornais de notícias, ou outro meio de divulgação, com exceção de blogs e páginas de redes sociais.

Ao se inscrever, o autor assume a concordância com as normas do Concurso, inclusive autorizando a posterior publicação da obra em livro a ser organizado pela PRAE. O autor é o único responsável pela obra, podendo responder judicialmente por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei Autoral.

Poderão participar estudantes de graduação, pós-graduação stricto sensu e residentes, regularmente matriculados na Universidade Federal de São Paulo, somente de forma individual. A verba orçamentária para premiação do Concurso será proveniente da FAP UNIFESP.

INSCRIÇÕES
Período: 15 de agosto a 30 de setembro de 2011.
As inscrições serão solicitadas exclusivamente pelo endereço eletrônico prae@unifesp.br, no período entre 8 horas do dia 15 de agosto de 2011 às 23 horas e 59 minutos do dia 30 de setembro de 2011, observado o horário oficial de Brasília (DF).


Links relacionados:
Clique aqui para ter acesso ao conteúdo integral do edital

Boletim Pedago Mobilizada : Semana de Educação

Caros colegas,

Segue o quarto boletim do blog http://pedagomobilizada.blogspot.com, houve algumas alterações no blog durante as férias, agora há alguns links extras em sites sobre educação, apontando para sites de notícias com este tema e redes de defesa da infância, caso tenham mais alguma sugestão, elas serão muito bem vindas.

Há também uma nova página onde os estudantes podem cadastrar suas reclamações/sugestões sobre a Residência Pedagógica, advertimos no entanto que isso está vinculado somente ao CAPED, na mobilização que estamos tentando organizar para discutir a atual inflexibilidade da Residência Pedagógica. Todas as ocorrências recebidas até o momento, seja pelo email, seja por escrito, já estão cadastradas, quem quiser escrever uma nova pode acessar a página diretamente pelo link: http://pedagomobilizada.blogspot.com/p/ocorrencias-da-rp.html ou entrando no blog e clicando em Ocorrências da RP na barra superior.

Nos links sobre a mobilização também fizemos uma atualização para constar o blog da greve dos servidores, há uma notícia que foi colocada ontem e que é de interesse de todos: http://grevetecnicosguarulhos.blogspot.com/2011/08/greve-e-legal.html

Em resumo, a justiça decidiu pela legalidade da greve, porém determinou a volta de 50% do funcionalismo para não paralizar as atividades acadêmicas, determinação esta que os servidores de Guarulhos acatarão.

Segue abaixo o link para algumas das postagens do blog no último mês, ordenadas por categoria e data de publicação.

Comunicados

Eventos
Notícias

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

I Semana de Educação


I Semana de Educação da UNIFESP

Educação, Escola e Formação

A Pedagogia em questão

30 de agosto a 2 de setembro

Inscrições até 25/08/2011 exclusivamente pelo site: http://proex.epm.br/eventos11/educacao/

Confira a programação clicando aqui.






Contato:
se.unifesp@hotmail.com

Local: UNIFESP - Campus Guarulhos - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Endereço: Estrada do Caminho Velho, 333, Bairro dos Pimentas, Guarulhos



INSCRIÇÃO na Escola de Cidadania e NOTÍCIAS da Zona Leste

Boletim INFORMATIVO da Escola de Cidadania da Zona Leste – Agosto 2011

 

Prezad@s Amig@s:

vai aqui o Boletim INFORMATIVO da Escola de Cidadania e algumas Notícias de Movimentos da Zona Leste.

 

Agora você pode acompanhar a ESCOLA DE CIDADANIA através do blog:

www.escoladecidadaniadazonaleste.org.br

 

Caso você opte em ter o CERTIFICADO DA UNIFESP, importante efetuar sua inscrição no site da instituição até SEXTA-FEIRA dia 12 de agosto.

 

O Link: http://dpdphp.epm.br/acad/siex/index.htm- Acessar a página ESCOLA DE CIDADANIA DA ZONA LESTE e fazer a sua INSCRIÇÃO.

 

Na próxima sexta-feira, 12 de Agosto, o ORÇAMENTO será debatido pelo Professor Odilon Guedes.

 

Repasse para seus amig@s.

Um abraço e até Sexta Feira.

Luis França, 7194.4426; franca-luis@uol.com.br

1.           Prazo para a inscrição da Escola de Cidadania na UNIFESP(Universidade Federal de São Paulo): até Sexta Feira, dia 12 de Agosto de 2011. Entrar neste link: http://dpdphp.epm.br/acad/siex/index.htm para fazer a sua inscrição na UNIFESP. Os encontros serão semanais e os participantes farão um trabalho de conclusão de curso. Tema: sobre a Lei do PLANO DE METAS.

 

2.           Para receber o CERFICICADO DA UNIFESP tem que participar 80% dos encontros semanais e fazer um trabalho de conclusão de curso (TCC). Tema: sobre a Lei do PLANO DE METAS.

 

3.           Qualquer dúvida pode falar com o Luis França: 7194.4426;         franca-luis@uol.com.br      

 

ESCOLA DE CIDADANIA DA ZONA LESTE

DATAS DOS

ENCONTROS

Todas as SEXTAS-FEIRAS de AGOSTO a DEZEMBRO DE 2011 às 19,30 horas,no SALÃO DA IGREJA SÃO FRANCISCO – Rua Miguel Rachid, 997 – Ermelino Matarazzo

 

AGOSTO/2011

DATAS

TEMAS

CONVIDADOs/As

05/08

Reforma política. Mudar para continuar na mesma?

Deputada Federal LUIZA ERUNDINA

12/08

Orçamento e plano de metas: na Cidade SP e ZL

Professor ODILON GUEDES

19/08

Anel universitário e Cursos na Univ Fed da Zona Leste

Ministro da Educação FERNANDO HADDAD e Diretores dos Campi da Unifesp

26/08

Cidadania e desenvolvimento na ZL e Brasil

Professor LADISLAW DOWBO

 

SETEMBRO/2011

DATAS

TEMAS

CONVIDADOS/as.

02/09

Zona Leste: impactos e passivos sociais das intervenções referentes à Copa 2014

Ministro dos Esportes ORLANDO SILVA e

ANDRES SANCHES Presidente do Corinthians

09/09

Cidadania e participação

CHICO WHITAKER

16/09

Ética e cidadania

Professor FERNANDO ALTEMEYER

23/09

Como conquistar a justiça para todos e para todas?

Ministro da Justiça JOSÉ EDUARDO MARTINS CARDOSO

30/09

Cursos de Extensão da UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE. Quais já estão funcionando? Quais as novas propostas? Avaliar e planejar 2011-2012.

Professores/as da UNIFESP

 

 

 

 

OUTUBRO/2011

DATAS

TEMAS

CONVIDADOS/as.

7/10

O papel da comunicação hoje

Jornalista LUÍS NASSIF

14/10

Plano de metas e Gestão pública da Cidade de S. Paulo

ODED GRAJEW e XIXO - Escola de Governo

21/10

O papel das entidades sociais

IVAN OLIVEIRA e SERGIO HADDAD

28/10

Eleições 2010 e critérios éticos para eleições de 2012.

Eleição e Religião: conscientização ou manipulação?

Professor Waldir Augusti, Luis França e lideranças das Religiões, Filosofias e Igrejas

 

NOVEMBRO/2011

DATAS

TEMAS

CONVIDADOS/as.

04/11

Projeto BRASIL SEM MISÉRIA. Quais os PASSOS para se construir uma ZONA LESTE SEM MISÉRIA?

Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello

11/11

Direitos Humanos, o que são?

Secretária dos Direitos Humanos

MARIA DO ROSÁRIO NUNES

18/11

O que é Cultura? Formas e projetos.

Mestre em Educação e Doutorando em Ciências Sociais - PUC/SP

25/11

Debate sobre "Prioridades para Zona Leste". O quer deve ser priorizado para a Zona Leste?

Todos os Movimentos, Entidades e Lideranças da Zona Leste.

 

DEZEMBRO/2011

DATAS

TEMAS

CONVIDADO/as

02/12

Entrega do Prêmio CIDADÃO ZONA LESTE para Lideranças da luta pela Cidadania. Quem você indica?. Entrega dos certificados aos participantes da Escola. Planos para 2012.

Membros da Escola e Convidados(as).

FAÇA  SUA  INSCRIÇÃO  E  PARTICIPE  GRATUITAMENTE

SERÁ FORNECIDO CERTIFICADO PARA QUEM ALCANÇAR 80% DE PRESENÇA  E UM TCC NA ESCOLA CIDADANIA

Nome: ____________________________________________________________________

End. _______________________________________________________________nº________ CEP ___________________

Bairro ___________________________________ Subprefeitura _______________________________________________

Telefone: __________________ E-mail ____________________________________________________________________

* Os participantes receberão a certificação pela UNIFESP.

 

Local: Salão da Igreja São Francisco, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazo. Não deixe de enviar sua inscrição o mais breve.

franca-luis@uol.com.br ou vozdacomunidade@uol.com.br

Luis França (011)  7194.4426.

 

 

 

Notícias de Movimentos por Cidadania na Zona Leste:

 

 

1.  Movimento por Creches na Zona Leste:

·         Reunião com o Secretário Estadual de Educação, Prof. Hermann sobre Creches e outras demandas: dia 10 de Agosto, às 8,30 horas da manhã, na Secretaria Estadual de Educação, Praça da República. Falar com Andersom: 8444-9626; 2156.7650.  anderson.migri@gmail.com 

·         Reunião geral de Creche na Zona Leste. Dia 12 de Agosto, sexta Feira, às 9,00 horas, no Salão da Igreja São Francisco, Ermelino Matarazzo, Rua Miguel Rachid, 997. Teremos a presença dos 3 Governos.

 

2.  Luta pela Universidade Federal da Zona Leste:

A solução da desapropriação do TERRENO depende do PREFEITO KASSAB. Estamos convidando o Prefeito Kassab para o dia de São Francisco, 4 de Outubro de 2011, Terça Feira, às 19,30 horas, Rua Miguel Rachid, 997, Ermelino Matarazzo, para dar uma resposta da solução final do Terreno e assim ceder o TERRENO para a UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE. Mais infrmes: Luis França, 7194.4426; franca-luis@uol.com.br

 

 

3.  Movimento de Moradia da Zona Leste: Falar c/ Andersom. 8444-9626; 2156.7650.

·         Reunião do Movimento de Moradia: 31 de Agosto, quarta feira, 19,30 horas, no Salão da Igreja de São Miguel. Falar com Neto: 9988.1869.

 

4.  Movimento de Saúde na Zona Leste: Reuniões  no auditório do Hospital de Ermelino Matarazzo. Informações: Beti I: 2545.2249; 7619.7545; Nininha: 2541.5770; Fernando; Alberto; Manoel: 2547.5514; Bete II: 2943.6551; Zildeti; Rose e Jaqueline.

·         6 de Outubro de 2011, Quinta Feira. Tema central: ampliação do CAPS na Zona Leste: Jardim Helena; Centros de Recuperação; Cidade Kemell...

·         8 de Dezembro de 2011, Quinta Feira.  Tema central: 2º. Seminário do PSF: ampliação do PSF na Z. Leste: na Vila União, Pque Cruzeiro, Danfer, J. Belém, J. Verônia.

·         O Projeto SAMARITANO, Centro Social São Francisco da Zona Leste, na Rua Rainha do Bosque, Santa Inês, voltou a funcionar. Fale com a Beti: 2545.2249; 7619.7545. Seja voluntário na CASA DO SAMARITANO.

 

5.  Movimento pelo FIM DAS ENCHENTES na Zona Leste e Alto Tietê:

·         18 de Agosto de 2011, às 14,00 horas, na Câmara Municipal. Reunião pelo Fim das Enchentes com os Vereadores/as. (Comissão e Comunidade). Falar c/ Andersom. 8444-9626; 2156.7650.

·         2 de Setembro, às 9,30 horas, na Ponte da Marechal Tito. Local: ao lado da Ponte do Córrego Itaim Paulista, Av. Marechal Tito, altura do número 5.845, Zona Leste, Itaim Paulista. Neste local a PREFEITURA tem que retirar os Tubos para acabar com a Enchentes.  Falar com Anderson: 8444-9626; 2156.7650.

·         6 de Setembro, às 9:30 horas, Reunião na Comunidade Aymoré. Local:Rua Coaracy, 470, ao lado do Campo de Futebol, na Casa do Sr. Bico Fino.

·         4 de Novembro, às 9,30 horas, na Ponte da Marechal Tito. Local: ao lado da Ponte do Córrego Itaim Paulista, Av. Marechal Tito, altura do número 5.845, Zona Leste, Itaim Paulista. Neste local a PREFEITURA tem que retirar os Tubos para acabar com a Enchentes.

·         8 de Novembro, às 9:30, na Comunidade Aymoré. Local:Rua Coaracy, 470, ao lado do Campo de Futebol, na Casa do Sr. Bico Fino.

 

 

6.  Movimento das Famílias dos Deficientes por MORADIA na Cidade de São Paulo:

·        Dia: 25 de Agosto de 2011, Quinta Feira. Horário: 9,30 horas da manhã. Local: na Caixa Econômica Federal, na Praça da Sé. A Caixa Econômica Federal fica na Praça da Sé, bem na esquina da Praça da Sé na frente da Catedral da Sé. Falar com a Sra. Sandra Reis, 3113.9672; 9640.4961.

7.  Movimento da ASSOCIAÇÃO DA CASA DOS DEFICIENTES DA ZONA LESTE: Falar com Natália ou Marlene: 2541-1548.

 

 

8.  Reuniões do GT de Cultura do Movimento Nossa Zona leste.Foi definida uma agenda para trazer representes dos três poderes da área da cultura.  Sendo que ficou definido:  *** Dia 17/09 a Ministra Ana de Holanda às 10 horas.                                                                                       *** Dia 19/10 Secretario Andrea Matarazzo às 10h.                                                                                        *** 12/11 - Secretario Municipal Carlos Calil às 10 h, Local: Fundação Tide Setubal em São Miguel                           *** Foi definida a data da Conferência Livre de Cultura para o dia 10/12/2011. Local ainda à definir.      Informações: falar com Tião Soares e Julio. E-mail: nossazonaleste.gtcultura@gmail.com

 

 

9.  Movimento dos IDOSOS DA ZONA LESTE. Reuniões mensais no CRI de São Miguel, na última QUARTA FEIRA do Mês, às 14,00 horas.

31 de Agosto , Quarta Feira, 14,00 horas:no CRI, Centro de Referência de São Miguel, Praça de São Miguel. Levar a FICHA DA MORADIA DO IDOSO. Tema: Acessibilidade, Viva a Vida, Arlete; Gr. Cidade Kemel, Maria Brotas

28 de Setembro, Quarta Feira, 14,00 hs:no CRI, Centro de Referência de São Miguel, Praça de São Miguel. Levar a FICHA DA MORADIA. Tema: Saúde, Mov.Mulheres Sem Terra, Cida, S. Francisco – Da Diva

26 de Outubro, Quarta Feira, 14,00 horas:no CRI, Centro de Referência de São Miguel, Praça de São Miguel. Levar a FICHA DA MORADIA DO IDOSO. Tema: Segurança, Tereza Bugolim; Maria do Carmo; Jardim Keralux, Terezinha

30 de Novembro de 2011, Quarta Feira, 14,00 horas:no CRI, Centro Referência de São Miguel, Praça de São Miguel. Levar a FICHA DA MORADIA DO IDOSO. Tema:  Moradia, Jd.Popular/Ponte Rasa, Dona Aúrea; Vivendo com Alegria,Everaldina.

 

                    10ª.Romaria dos Idosos para Aparecida: 15 de Dezembro de 2011.

 

 

 

10.              Outras Notícias e Informações: passar para Luis: franca-luis@uol.com.br; 7194.4426; ou vozdacomunidade@uol.com.br

 

 

 

PÁGINAS, SITES... DA REDE E QUE SÃO INTERESSANTES para pesquisar... Envie PÁGINAS e SITES para circular no "Boletim da Escola de Cidadania": franca-luis@uol.com.br

 

1.     ADITAL.Página com artigos semanais de economia, política, religião, cultura, etc...

2.     UNISINOS – NOTÍCIAS: http://www.ihu.unisinos.br/   -  Página da Universidade de São Leopoldo, RGS. Página com artigos da imprensa Nacional e Internacional sobre Economia, Movimentos Sociais, Religião, Política, etc...

3.     ESCOLA DE GOVERNO.Página com artigos dos promotores e membros e promotores da ESCOLA DE GOVERNO.

4.     LADISLAW DOWBO. Página do Ladislaw e trás reflexões interessantes sobre a dinâmica da Sociedade.