quinta-feira, 28 de julho de 2011

Alunos vêem escola somente como preparação para o mercado

Fonte: Agência USP
Por: Mariana Soarez

A noção de que a escola serve para preparar para o mercado de trabalho é muito presente nos alunos, mas as atividades desenvolvidas nela não correspondem a essas expectativas. Esta é uma das conclusões de Flávia da Silva Ferreira Asbahr em sua tese de doutorado, intitulada Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural, apresentada no Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP).

Flávia é psicóloga escolar há dez anos e conta que observava que a aprendizagem por ela mesma não era um motivo que levava os estudantes à escola. Seu estudo, cujo objetivo era investigar o sentido que as crianças atribuíam à escola e quais suas motivações para irem até lá, constatou que a ideia de um ambiente que capacita para o mercado de trabalho é muito forte. Para a pesquisadora, as atividades realizadas pelas instituições não condizem com a visão que seus alunos têm, o que faz com que, num primeiro momento, elas percam seu sentido. Deste modo, a formação desejada acaba ocorrendo por intermédio de outros fatores. Segundo ela, o nosso modelo escolar é muito antigo e tradicional, e “nem sempre a forma com que o conteúdo é trabalhado reflete as necessidades das crianças ou adolescentes. Não é que elas não se interessam, é o jeito que é passado que as deixa distante de suas realidades”.

Para o estudo, orientado por Marilene Proença Rebello de Souza, a psicóloga passou um ano junto a uma sala da quarta série do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de São Paulo. Flávia explica que na quarta série as crianças já estão no fim de um ciclo escolar e possuem capacidade para fazer uma análise de seu ambiente de estudo. Neste período, a pesquisadora observou o cotidiano das crianças, criou situações orientadas de aprendizagem, realizou atividades em grupo para que os alunos pudessem falar sobre o tema por meio de brincadeiras e, por fim, fez entrevistas individuais com a professora e algumas crianças.

Das conclusões obtidas, Flávia surpreendeu-se com a importância dos vínculos de amizade. Segundo ela, o papel dos amigos é muito forte e eles são um motivo para ir à escola, o que acaba entrando em contradição com o método utilizado: “as crianças chegam, têm de sentar separadas dos amigos, não podem conversar. Ou seja, não se incentiva esse vínculo, é tudo muito individual. Na escola, as características próprias da criança não são aproveitadas, elas não aprendem a trabalhar em grupo”, acrescenta.

O professor

A psicóloga destaca, em sua tese, a grande importância do professor no processo de formação escolar e nos motivos da aprendizagem. Para ela, são eles que fazem com que os alunos verdadeiramente aprendam e que os auxiliam a perceber a importância daquele ambiente e do conteúdo. “Um dos grandes desafios do professor é saber como criar ou lidar com ações que produzam esses motivos para aprender”, completa.

Flávia acrescenta que a própria estrutura das escolas públicas acaba fazendo o trabalho dos docentes perder a prática pedagógica: a organização é burocrática, os professores são mal remunerados e, por isso, precisam fazer muitos turnos, as turmas têm muitos alunos (o que dificulta o cuidado individual), um professor não conhece o trabalho do outro. Deste modo, a pesquisadora acredita ser necessário mudar um pouco a cultura escolar, pois a escola e os professores precisam saber como olhar para as crianças para realizarem a prática pedagógica.

Psicologia histórico-cultural

A base teórica utilizada para a pesquisa foi a psicologia histórico-cultural, ramo da psicologia surgido no início do Século 20, na União Soviética. Os psicólogos da época preocupavam-se com a construção de um homem novo, e dedicavam atenção especial à educação, visto que a maior parte de sua população era analfabeta. Deste modo, a psicologia histórico-cultural cria uma nova psicologia para tratar do homem comum e suas atividades. Ela compreende o desenvolvimento humano a partir da periodização de atividades principais realizadas ao longo da vida.

Destas atividades, Flávia escolheu o estudo, que é a principal ocupação das crianças em idade escolar. A parte teórica de sua pesquisa é composta por uma investigação bibliográfica, cujo produto são sínteses teóricas sobre o objeto estudado. A pesquisadora enfatiza que a teoria tem grande importância em seu trabalho, complementando e dando respaldo a seu trabalho de campo.

A psicóloga acredita que a maior contribuição de sua pesquisa foi mostrar o que as crianças têm a dizer sobre o ambiente que frequentam e o modelo educacional, mostrando a opinião delas e sua contribuição. “Há muitas políticas educacionais que olham por fora da escola, mas deveriam olhar por dentro. Ao menos teoricamente, a escola tem que servir às crianças, por isso é importante saber o que elas pensam”. Além disso, ela vê em sua tese uma contribuição para os professores pensarem suas práticas, já que, sabendo o que os alunos pensam, fica mais fácil elaborar atividades que correspondam às suas expectativas com a escola.

1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), realizará de 1º a 14 de agosto, no Pavilhão Vera Cruz, a 1ª Feira Literária de São Bernardo (FELITSBC).
A 1ª FELIT do município, única do gênero no Estado, uma vez que é destinada exclusivamente à literatura infantojuvenil, além de integrar os festejos de aniversário da cidade, será um evento pioneiro, também no Grande ABC. Na feira, o livro e a leitura literária serão o centro das atenções, propiciando encontro de escritores, ilustradores e editores com a comunidade.

A programação pode ser vista aqui.

Haverá espaços voltados para os bebês, para as crianças maiores, para os educadores, etc.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

[URGENTE] Horários da entrega dos formulários da REMATRÍCULA

Abaixo uma mensagem do diretor acadêmico com as datas e horários da rematrícula.

GUARULHOS, 27 DE JULHO DE 2011
CARÍSSIMOS ALUNOS DA EFLCH/UNIFESP-GUARULHOS
O PROCESSO DE ENTREGA DOS FORMULÁRIOS PREENCHIDOS NA REMATRÍCULA SERÁ FEITO CONFORME O SEGUINTE PLANEJAMENTO:

DIA 01/08, segunda-feira: atendimento preferencial aos alunos de PEDAGOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS, das 13 às 20 horas;

DIA 02/08, terça-feira: atendimento preferencial aos alunos de LETRAS, das 13 às 20 horas;

DIA 03/08, quarta-feira: atendimento preferencial aos alunos de FILOSOFIA E HISTÓRIA DA ARTE, das 13 às 20 horas;

DIA 04/08, quinta-feira: atendimento preferencial aos alunos de HISTÓRIA, das 13 às 20 horas.

Fraternalmente;
Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNIFESP
Diretor
Estrada Caminho Velho 333, Pimentas, Guarulhos, SP
CEP 07252-312

PMG começou a convocar os aprovados no último concurso

No dia 26 de julho a prefeitura de Guarulhos publicou no Diário Oficial a convocação dos professores aprovados no último concurso público.

O Diário Oficial pode ser visto aqui

Estágio na Secretaria da Educação de Guarulhos

Segue uma mensagem da professora Maria Angélica:


Prezados alunos e prezadas alunas
 
Vimos por meio desta divulgar a abertura de 35 vagas de estágio pela Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, destinadas a estudantes do curso de Pedagogia da UNIFESP.
No período de agosto e setembro próximos, os/as estudantes deverão acompanhar processos de avaliação institucional nas escolas municipais. Trata-se de atividade a ser desenvolvida junto a toda comunidade escolar.
Para participar do processo seletivo, os/as interessados/as deverão enviar ficha de inscrição preenchida  para endereço eletrônico das professoras Magali Aparecida Silvestre e Maria Angélica Pedra Minhoto, até o dia 04 de agosto, impreterivelmente:
O processo seletivo, composto da análise da ficha de inscrição mais entrevista, ocorrerá na UNIFESP, nos dias 08 e 09 de agosto, em horário e local a serem divulgados.
Para concorrer o/a estudante:
1.      Deverá estar regularmente matriculado no curso de Pedagogia da UNIFESP;
2.      Dispor de 30h semanais, inclusive aos sábados;
3.      Dispor de horários flexíveis para desenvolver o estágio;
4.      Não ser funcionário público concursado. 
Os/as alunos/as selecionados/as receberão uma bolsa de R$ 600,00 (seiscentos reais), mais benefícios legais. O contrato de estágio é de responsabilidade do convênio CIEE-SME.
Atenciosamente,
Profa Dra Magali Aparecida Silvestre
Profa Dra Maria Angélica Pedra Minhoto




terça-feira, 26 de julho de 2011

Problemas Rematrícula 2011

Segue informe da Diretoria Acadêmica aumentando o prazo da rematrícula até amanhã para aqueles que tiveram problemas.

Esta quantidade de dificuldades na rematrícula nos faz perceber duas coisas

1) A importância dos técnicos administrativos para o bom andamento da vida acadêmica, inclusive leiam do blog da greve em : http://grevetecnicosguarulhos.blogspot.com/

2) O amadorismo administrativo da faculdade, que fica evidente com o excesso de burocracia e a falta de clareza no processo de rematrícula, além de outras questões, tais como o serviço de impressão, que ano após ano continua precário.

Enfim, estamos colaborando com a diretoria e circulando estas informações pela newsletter do CAPED para evitar que algum estudante saia prejudicado, porém, isso não implica que estejamos de acordo com a maneira que a UNIFESP esteja conduzindo as negociações com os grevistas, tampouco que sejamos complacentes com a falta de organização da faculdade.

Segue a mensagem:

 
PEÇO A ATENÇÃO DE TODOS OS ALUNOS DA EFLCH/UNIFESP-GUARULHOS:
 
FOI PRORROGADO O PRAZO DE REMATRÍCULA ATÉ 27/07/2011 ÀS 16H:30MIN.
AQUELES QUE NÃO CONSEGUIRAM ACESSAR O SISTEMA, POR FAVOR, REFAÇAM O PROCESSO, VOLTANDO AO SITE DA PROGRAD UTILIZANDO OS NAVEGADORES MOZILA OU CHROME.
UM PLANTÃO DE APOIO ESTÁ À DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS DE GUARULHOS:
EM CASO DE DIFICULDADE ESCREVAM PARA  lidiane.cristina@unifesp.br
O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO COM AS UNIDADES CURRICULARES ESCOLHIDAS É MANUAL.
COM SERENIDADE VAMOS CONSEGUIR CONCLUIR NOSSA REMATRÍCULA.
FRATERNALMENTE,
--
Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNIFESP
Diretor
Estrada Caminho Velho 333, Pimentas, Guarulhos, SP
CEP 07252-312
http://humanas.unifesp.br

--
Por que dizem que as pessoas nascem para serem amadas e as coisas para serem usadas, se amam-se as coisas e usam-se as pessoas?
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Grupo de discussão dos estudantes da UNIFESP Guarulhos" nos Grupos do Google.
http://groups.google.com.br/group/unifespguarulhos?hl=pt-BR?hl=pt-BR