quinta-feira, 21 de julho de 2011

Grade Horária dos Cursos

Atendendo o pedido de alguns estudantes que tiveram dificuldade para encontrar os horários dos cursos no site da prograd, segue abaixo um link direto para os arquivos com as grades curriculares de cada curso:

Ciências Sociais

Filosofia

História

História da Arte

Letras

Pedagogia(Todos os programas estão no arquivo do 2º termo)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero


Agência FAPESP - - 19/07/2011
Estão abertas até 16 de setembro as inscrições para o 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres.

A iniciativa tem como objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil.

Podem concorrer estudantes do ensino médio, graduados, especialistas, mestres e doutorandos, com redações e artigos científicos.

Escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero poderão concorrer na categoria "Escola Promotora da Igualdade de Gênero". Será premiada uma escola por região, que receberá a quantia de R$10 mil. O dinheiro deverá ser aplicado na ampliação e fortalecimento de ações promotoras da igualdade de gênero. Premiados em edições anteriores somente poderão candidatar-se novamente após três anos.

Na categoria estudante de Ensino Médio são duas possibilidades: "Etapa Nacional" e "Etapa Unidade da Federação". Ao todo, serão 27 vencedores, um por cada estado e Distrito Federal que serão agraciados com bolsas de estudo, computadores e impressoras.

Já nas categorias: "Mestre e Estudante de Doutorado", "Mestre, Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado" e "Estudante de Graduação" serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados para cada categoria. Ao todo, os textos vencedores receberão premiações em dinheiro no valor de R$ 23 mil, além de bolsas de estudo.

Mais informações:no site do CNPQ  igualdade de gênero

[URGENTE] Rematrícula 21 e 22

Procedimentos necessários para a REMATRÍCULA:

 

Guarulhos, 19 de julho de 2011

Caríssimos alunos da EFLCH/UNIFESP

 

Peço atenção aos procedimentos necessários para a REMATRÍCULA:

 

Nos dias 21 e 22 de julho cada aluno deverá acessar a página da PROGRAD e via intranet preencher a declaração de interesse na permanência no segundo semestre;

Ao acessar a rematrícula o aluno encontrará um formulário para ser preenchido com as opções do segundo semestre;

Para preencher esse formulário na página da PROGRAD e na página do Campus Guarulhos acesse as grades curriculares de todos os cursos;

O formulário deverá ser impresso e entregue pessoalmente no Campus Guarulhos entre os dias 01 e 04 de agosto;

Os alunos encontrarão no Campus Guarulhos uma estrutura organizada especialmente para consolidar a matrícula;

Em decorrência desse processo as aulas terão início no dia 08/08/2011;

Em relação às disciplinas eletivas a formação das turmas dependerá de número mínimo de 18 (DEZOITO) inscritos;

Nas UCs eletivas com excesso de inscrições será mantido o mesmo critério seletivo utilizado nos semestre anteriores, ou seja, os alunos mais próximos do momento de formatura têm prioridade em relação aos alunos com mais tempo para conclusão do Curso;

Nas UCs com pré-requisitos serão mantidos os critérios apresentados pelos Cursos.

Solicito a colaboração de todos para que o semestre se inicie com tranqüilidade. Eventuais equívocos de preenchimento serão resolvidos de modo a evitar qualquer prejuízo ao corpo discente.

 

Fraternalmente,

 

Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas

Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

UNIFESP – Campus Guarulhos

DIRETOR

SARAU CULTURAL PIMENTAS

VI Sarau Cultural Pimentas
Dia 23 de Julho acontecerá o VI Sarau Cultural dos Pimentas. O Sarau Cultural é realizado anualmente pelo Cursinho Comunitário Pimentas, e conta com a participação de professores, estudantes e artistas diversos de Guarulhos tanto em sua organização como nas criações a apresentações musicais e teatrais. Desde sua primeira edição, realizada em 2006, as apresentações vem contando com grande público presente. Em suas últimas edições, o Sarau contou com uma média de 1000 expectadores. O evento ocorrerá das 14 as 22 horas, e será realizado no Teatro Adamastor Pimentas (fica no prédio da Unifesp/Guarulhos), localizado na Estrada do Caminho Velho, 333, Bairro do Pimentas-Guarulhos/SP.
 
Segue a programação (confirmados até o momento)
14:00 - Abertura Oficial
14:30 - Banda do Frankoow

15:00 - Ballet Michael Jackson
15:15 - Street Dance
15:30 - DNegro e Rap
16:00 - Esquete Kómus
16:30 - Dança dos Meninos

16:45 - Dança do Ventre
17:30 - Rir é Veríssimo
18:00 - Lucas Golinelli
18:30 - Intervalo
18:50 - Retorno e cena Mauro x Lorah & Bagunça

20:00 - Lazy Bird
20:50 - Peça da Kómus.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Ética, Valores e Cidadania na Escola

Curso de Especialização
(PósGraduação Lato Sensu)

ÉTICA, VALORES E CIDADANIA NA ESCOLA

Curso Semi-presencial oferecido pela USP (Universidade de São Paulo) no âmbito do

Programa UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.


INFORMAÇÕES GERAIS

CURSO GRATUITO
DURAÇÃO: 18 meses
INÍCIO DAS AULAS: 29 de agosto de 2011
VAGAS: 1.000 vagas, distribuídas nas seguintes cidades
São Paulo (EACH) – 150
São Paulo (Butantã) – 150
Santos – 100
Ribeirão Preto – 100
São Carlos – 50
Bauru – 50
Piracicaba – 50
Campinas – 100
Bertioga - 50
Praia Grande – 50
São Vicente – 50
Guarujá – 50
Lorena - 50

CARGA HORÁRIA: 480 horas (360 de atividades Didáticas e 120 para elaboração de monografia)

PÚBLICO:

- Portadores de diploma de ensino superior
- Professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor em instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional, no exercício da profissão.

INSCRIÇÕES
Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site da FUVEST (www.fuvest.br) de
11/7 a 05/8. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o interessado deve pagar uma taxa
de R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais) na rede bancária.

PROCESSO SELETIVO
A prova será realizada no dia 14/8, domingo, na cidade que o candidato indicou como opção para cursar as atividades presenciais obrigatórias (com exceção da baixada santista em que a prova ocorrerá na cidade de Santos), em local e horário a serem divulgados no site da FUVEST. O exame será constituído por uma redação em língua portuguesa, elaborada em gênero dissertativo e seguindo a norma padrão da língua, sob temática relacionada aos
objetivos do curso, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos. A nota da redação será o resultado da avaliação de três aspectos textuais: (1) tipo de texto e abordagem do tema, (2) estrutura e (3) expressão.

ESTRUTURA ACADÊMICA DO CURSO
Curso semi-presencial com encontros semanais obrigatórios de 4 h/a para o desenvolvimento de projetos coletivos e cooperativos baseados nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP) e na realidade cotidiana das escolas. As demais atividades acadêmicas serão desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizadas na internet, por meio de programas da UNIVESP TV e por meio de vídeo-aulas.

OBJETIVOS

- Oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo uma base de conhecimentos sobre ética profissional e na educação, os processos de construção de valores socialmente desejáveis e seus reflexos para o desenvolvimento da cidadania ativa.
- Oferecer aos profissionais de educação básica do Estado de São Paulo acesso aos avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre as temáticas de ética, valores e cidadania;
- Instrumentalizar os profissionais da educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de formação ética e construção de valores morais, que visem a cidadania, o protagonismo dos jovens e o respeito à diversidade humana, com foco em temáticas como:
• Convivência democrática: visando a construção de relações interpessoais mais democráticas na escola e o trabalho com estratégias pedagógicas como a
dos grêmios escolares, mediação e resolução de conflitos e assembléias escolares.
• Direitos humanos: promovendo o trabalho com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, visando a
construção de valores socialmente desejáveis.
• Saúde na escola: abordando questões como a TDAH, stress, distúrbios alimentares, bullying e o uso de substâncias psicoativas e seu impacto no
cotidiano escolar.
• Educação especial/inclusiva: discutindo as diversas formas de deficiência e as exclusões geradas pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas,
culturais, religiosas, raciais e ideológicas.
• Educação comunitária e as relações da escola com a família: buscando caminhos para transformar os recursos da cidade e, prioritariamente, do entorno
da escola, em espaços de aprendizagem, promoção e garantia de direitos e de aproximação entre escola e famílias.


O Curso de Especialização em "Ética, valores e cidadania na escola" está dividido em 5
módulos ou unidades curriculares, com carga horária total de 480 h/a. Os quatro primeiros módulos, de atividades curriculares semi-presenciais, terão duração de 12 meses. Esses 4 módulos totalizarão 360 h/a. O quinto módulo será de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso, com duração de 6 meses e carga horária de 120 h/a.

Unidades Curriculares propostas (360 h/a):

Unidade Curricular I–Interdisciplinaridade, transversalidade e construção de valores
Disciplinas
Temas Transversais e a estratégia de projetos
Educação e construção de valores
Introdução à Aprendizagem Baseada em Problemas e aos recursos de mídias digitais


Unidade Curricular II – Educação comunitária, saúde e cidadania na escola
Disciplinas
Educação comunitária e para a cidadania
Saúde e cidadania na escola


Unidade Curricular III – Direitos humanos e convivência democrática.
Disciplinas
Educação em direitos humanos
Convivência democrática na escola


Unidade Curricular IV – Profissão docente e educação inclusiva
Disciplinas
Ética e profissão docente
Educação Especial / Inclusiva

Seminário "Criança, Violência e Proteção de Direitos"



Campanha Nacional contra o fechamento de Escolas do Campo

"Fechamento de 24 mil escolas do campo é retrocesso", afirma dirigente do MST

28 de junho de 2011
Criança na Escola Oziel Pereira e Roça Gouveia, no
assentamento 17 de abril, em Eldorado dos Carajás, no Pará
 
Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST
 
Mais de 24 mil escolas no campo brasileiro foram fechadas no meio rural desde 2002. O fechamento dessas escolas demonstra o drástico problema na vida educacional no Brasil, especialmente no meio rural.
Após décadas de lutas por conquistas no âmbito educacional, cujas reivindicações foram atendidas em parte - o que permitiu a consolidação da pauta – o fechamento das escolas vão no sentido contrário do que parecia cristalizado.
Nesse quadro, o MST lançou a Campanha Nacional contra o Fechamento de Escolas do Campo, que pretende fazer o debate sobre a educação do campo com o conjunto da sociedade, articular diversos setores contra esses retrocessos e denunciar a continuidade dessa política.
"O fechamento das escolas no campo nos remete a olhar com profundidade que o que está em jogo é algo maior, relacionado às disputas de projetos de campo. Os governos têm  demonstrado cada vez clara a opção pela agricultura de negócio – o agronegócio – que tem em sua lógica de funcionamento pensar num campo sem gente e, por conseguinte, um campo sem cultura e sem escola", afirma Erivan Hilário, do Setor de Educação do MST.
Essas escolas foram fechadas por estados e os municípios, mas o Ministério da Educação também tem responsabilidade. "Não se tem, por exemplo, critérios claros que determine o fechamento de escolas, que explicitem os motivos pelos quais se fecham, ou em que medida se pode ou não fechar uma escola no campo", aponta Erivan.
Ele apresenta um panorama do atual momento pelo qual passa a educação do campo, apontando desafios, lutas e propostas. Abaixo, leia a entrevista.

Exposição Linhas de histórias (Ilustração no Livro Infanto-Juvenil)






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Férias e recesso na educação infantil

Parecer do Conselho Nacional de Educação diz que pré-escolas também devem suspender atividades no período
Decisão precisa ser ainda homologada pelo Ministério da Educação para se transformar em regra para todo o país
LARISSA GUIMARÃES - FOLHA DE S. PAULO
 
O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou ontem, por unanimidade, um parecer considerando que creches e pré-escolas não devem funcionar no período de recesso ou de férias. A consulta foi feita pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
O parecer do CNE deverá ser homologado em breve pelo Ministério da Educação e, depois, publicado no "Diário Oficial da União", servindo de norma para todo o país.
No ano passado, as defensorias públicas em São Paulo e Jundiaí (58 km da capital) conseguiram na Justiça uma decisão proibindo o fechamento de berçários, creches e pré-escolas nas férias.
A ação foi protocolada após pais de crianças alegarem que, durante o recesso, não tinham onde deixar os filhos pequenos para ir ao trabalho. Há dois meses, a defensoria de Santos (litoral de São Paulo) conseguiu o mesmo benefício.
Para tomar a decisão, o CNE alegou que creches e pré-escolas precisam de recesso para organizar currículos e planejar as atividades educacionais das crianças.
"As escolas não podem levar todo o peso do mundo. Creches e pré-escolas são instituições educacionais, e não de assistência social", disse o conselheiro Cesar Callegari, que foi relator do processo.
Para ele, o período de férias escolares também é fundamental para estimular a convivência familiar da criança. "Nem todas as necessidades das crianças podem e devem ser atendidas pelas instituições educacionais. Não convém sobrecarregá-las", afirmou.
Segundo a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), se as creches funcionassem durante todo o ano, sem interrupção, seria necessário mais professores e aumentar em 33% os investimentos.

[Setembro/2011] XV CONGRESSO SABER

Saber 2011 traz atividades para gestores, professores e famílias

Com inscrições abertas desde 20 de junho, a XV edição do Congresso e Feira Saber traz a gestão escolar para o centro das discussões este ano. Com o tema "Escola de Sucesso, educação de qualidade, o Saber rumo a uma gestão de excelência", o evento, que acontece de 8 a 10 de setembro no Centro de Exposições Imigrantes, reúne 124 palestrantes em uma centena de atividades abordando os vários aspectos da gestão escolar.

As novidades deste ano ficam por conta dos cursos, com duração de três horas, o que permite um aprofundamento do tema proposto. Serão três no total: o primeiro na quinta-feira, dia 8/9, das 16h às 19h30 sobre "metodologias colaborativas na comunidade escolar", ministrada pelo especialista em jogos Cooperativos Fabio Broto. O segundo curso, marcado para sexta-feira, dia 9, das 14h30 às 18h, será ministrado pelo físico Pierluigi Piazzi e falará sobre a estruturação das redes neurais. Para o último dia de evento, a psicomotricista e professora de Educação Física Vania Cavallari prepara um curso sobre recreação e psicomotricidade, que será ministrado das 14h30 às 18h.

Outra novidade para 2011 são as atividades voltadas para pais e famílias, com destaque para a oficina "Do Site para o Chega-te: a conversa sobre sexualidade na família e na escola", ministrada pela educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan, Maria Helena Vilela e pelo coordenador educativo do Kaplan, Luiz Amadeu Bragante. O intuito da oficina é trabalhar a aproximação entre pais e filhos, professores e alunos na conversa sobre sexo e prevenção de gravidez na adolescência e DST/Aids.

Este ano, o Saber fará uma sequência de três debates sobre os novos rumos da Educação, mediados pelo psicanalista e educador Claudio Saltini. Será uma mesa por dia de evento e participarão dos debates o professor-titular de Psicologia da educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando Becker, e o professor de psicologia genética da Universidade de Lyon Jean-Marie Dolle, no primeiro dia, ambos pesquisadores da teoria de Jean-Piaget (MD02).

Na sexta, a continuação do debate será feita por Madalena Freire, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, e Adrian Dongo Montoya, professor do Departamento de Psicologia da Educação da Unesp, que abordará a relação entre professor e aluno (MD04).

Para o encerramento, o fundador do "Todos pela Educação", Celso Antunes, e o gestor escolar João Carlos Martins abordarão a postura do educador frente aos desafios dos novos modelos de gestão (MD08).

A Educação e as novas tecnologias
O discurso de que a escola precisa inovar seus métodos para atrair os alunos de hoje, que assumiram um papel multitarefa e tendem a desviar seu foco de atenção para outros assuntos, não é recente. Ciente de seu papel na busca por alternativas aos trabalhos tradicionais, a organização do Saber 2011 buscou especialistas para falarem sobre os impactos da tecnologia na forma como os alunos aprendem. Nesse contexto, temas como a escola e as redes sociais serão abordados em dois workshops diferentes. O primeiro, "Educação e redes sociais" (W13), será ministrado na sexta-feira às 18h30 pelo diretor de tecnologia da Aymará Educação, Eduardo Cardoso Jr. Abordará a influência e os impactos das redes no processo de ensino-aprendizagem, apontando para as tendências na área.

Já no sábado, às 10h, o educador José Virgílio Pettri mostrará caminhos para a escola se inserir nas redes sociais, otimizando a visibilidade da instituição e aprimorando o relacionamento com os alunos em "Redes Sociais para escolas" (W15).

Na área da Educação Infantil, a consultora pedagógica em projetos de Educação Tecnológica, Joice Regina Gogora falará sobre como utilizar a tecnologia já nos primeiros anos escolares. O workshop "Usando Tecnologia na Educação Infantil" acontecerá em dois momentos do Congresso: na quinta-feira, às 16h (W05) e na sexta às 16h30 (W11). Os participantes farão uma atividade lúdica relacionada com a temática.

Para falar sobre "Robótica como recurso para o desenvolvimento de liderança", o Saber 2011 traz o especialista certificado pela Lego Educacional, Davidson Gogora, que ministrará três atividades sobre o tema, para expor o trabalho realizado pela empresa dinamarquesa Lego na área de robótica, que já foi implantado em várias escolas particulares. Os workshops acontecerão nos três dias de evento e irão propor maneiras de o professor trabalhar a liderança dos alunos por meio de desafios robóticos e situações-problema. Os códigos da atividade são W01 (quinta-feira), W10 (sexta-feira) e W17 (sábado).

Com o tema "Novas Tecnologias e Velhas Ideias" (P08), o geógrafo e consultor Luca Rischbieter, que desenvolve softwares educativos junto à Positivo Informática, aliará o avanço da tecnologia na sala de aula ao pensamento "clássico" de teóricos como: Freinet, Dewey, Anisio Teixeira, Paulo Freire, entre outros. Para os interessados em saber mais sobre o pensamento de Paulo Freire, a palestra do Filósofo Mário Sérgio Cortella e seu orientando, Alexandre Saul, é uma sugestão. "Educação, Amorosidade e Partilha: a excelência inspirada em Paulo Freire" (P26) será ministrada na sexta-feira, às 10h.

Bullying, Cyberbullying e violência escolar

Tema de crescente destaque na mídia, a violência na escola e os casos de bullying e cyberbullying também serão abordados no Saber. Quem não compareceu ao "I Simpósio Brasileiro sobre Bullying", realizado pelo Sieeesp em maio, poderá participar de atividades sobre o tema, que estão programadas para os três dias de Saber.

Na quinta-feira, após a solenidade de abertura, os promotores da Vara da Infância e da Juventude de São Paulo, Dr. Mario Augusto Bruno Neto e Dr. Thales Oliveira, farão uma palestra sobre causas da violência escolar e as formas de preveni-la (P01). Na sexta-feira, dia 9 é a vez da educadora Cléo Fante, que falará sobre estratégias preventivas contra o bullying. No sábado, a psicóloga Maria Tereza Maldonado fará uma palestra abordando seu último livro "Bullying e Cyberbullying: o que fazemos com o que fazem conosco" (P68).

Além destas atividades, o Saber reserva uma série de palestras, workshops, mesas de debate e oficinas voltadas para professores de várias disciplinas e níveis de ensino. Para saber mais, acesse a grade com a programação completa
  e monte sua agenda para o evento deste ano.

Fundap – Processo Seletivo do Programa de Estágios – 2º semestre

SELECAO PÚBLICA PARA ESTÁGIO 2011 – 2º SEMESTRE
 
Caro estudante,
 
Fundap informa:
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Estágios de 04/7/2011 à 11/08/2011
As oportunidades de estágios são para alunos do ensino médio, da educação profissional e de ensino superior.
A prova será dia 4 de setembro de 2011.
 
Inscreva-se pelo site http://estagios.fundap.sp.gov.br/
 
Obrigado,
Divisão de Estágios da Fundap