sexta-feira, 3 de junho de 2011

Unifesp atende mulheres vítimas de violência sexual

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) oferece atendimento gratuito a mulheres e a adolescentes vítimas de violência sexual.

A mulher não precisa ir à delegacia para fazer boletim de ocorrência logo em seguida ao estupro. Ela deve procurar assistência médica, na Casa de Saúde da Mulher ou outro serviço. Se for à noite, procurar um pronto-socorro, como o do Hospital São Paulo.
Não é preciso fazer laudo pericial no Instituto Médico Legal. O laudo médico serve como prova, se a vítima quiser processar o agressor. 
A gravidez pode ser evitada. As chances são maiores se procurar um médico em até 72 horas depois da violência. A mulher pode evitar adquirir doenças como Aids, hep atite e outras se procurar apoio médico e tomar todos os medicamentos necessários.

Orientação para evitar a gravidez após um estupro ou para superar o trauma psicológico da violência de que foi vítima são algumas das atividades que uma equipe de especialistas realizam na Casa de Saúde da Mulher. Inaugurado neste mês, o novo centro foi montado para receber e atender mulheres vítimas de violência sexual.

Apesar de ser possível realizar o aborto legal nesses casos, a mulher pode evitar a gravidez (ou seja, nem faz sentido falar em aborto, pois a gravidez ainda não existe) se o atendimento inicial ocorrer nesse prazo de três dias. "Mu itas mulheres violentadas fingem que nada aconteceu e tentam esquecer. Percebem depois que estão grávidas". A vítima do estupro também poderá tomar remédios para evitar doenças como Aids, hepatite, sífilis e outras. Ao chegar à Casa, a mulher será recebida pelas enfermeiras, orientada sobre exames que fará e a medicação necessária.

O centro também atenderá outros casos delicados com o serviço de medicina fetal. Ele vai ser dirigido a mulheres que têm abortos espontâneos habituais, gravidez nas trompas e gestações de fetos com algum tipo de má-formação.

A casa também dará apoio psicoprofilático a adolescentes grávidas e outras gestantes, isto é, ensinará às mães sobre o parto, cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno e nutrição.

O serviço está disponível na Casa da Saúde da Mulher -- localizada na rua Borges Lagoa, 418, na Vila Mariana (zona sul). Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Mais informações pelo telefone (0/xx/11) 5084-4987.


http://dgi.unifesp.br/comunicacao/noticias.php?cod=5851

[FEIRA DO LIVRO] Inscrições abertas para a III Semana da Arte

A comissão organizadora da III Feira do Livro e Semana da Arte da UNIFESP Guarulhos abriu as inscrições para aqueles que desejarem apresentar sua arte durante o evento. A ficha de inscrição pode ser descarregada clicando aqui,  ela deve ser lida, preenchida e enviada para o e-mail livro.unifesp@gmail.com .
Para informações sobre datas, atividades, editoras participantes, etc. acesse o site do evento em: http://arteelivrounifesp.blogspot.com

 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Boletim com as atualizações do blog pedagomobilizada

Olá estudantes da pedago,


O blog pedagomobilizada tem sido constantemente alimentado com atas, notícias, eventos, entre outras coisas. Para facilitar a visualização enviaremos um pequeno índex com os links para os posts do blog.

 

Eventos

Virada Sustentável: este final de semana ocorrerá a virada sustentável em São Paulo, não deixem de ver a programação.

Virada Sutentável, atividades voltadas para a infância: há aqui desde feira de trocas de livros infantis, até oficinas de produção de brinquedos com sucata.

XII Congresso Internacional de Brinquedotecas



Atas

14/05/2011 Ata do Encontro do CAPED

26/05/2011 Ata do Encontro da Comissão de Curso


breve colocaremos a Ata da Assembléia ocorrida no 1º de Junho.


Notícias

Paralisação em São José dos Campos

 


E não se acanhem, qualquer assunto que achem interessante estar em nosso blog enviem para caped.unifesp@yahoo.com.br, com o título "publicar no blog".


Att,

Gestão Boas Novas
2010/2011


[14/05] Ata da reunião de gestão do CAPED

Reunião do Centro Acadêmico de Pedagogia

Sábado, 14 de maio de 2011.

Presentes:
Andressa
Carl
Cris
Débora
Diego
Felipe

Temário:
ENEPe
Pré-ENEPe
Eleição da nova gestão do CA
Residência Pedagógica
Confecção de Camisetas
Semana de Educação
Quadro de Avisos


ENEPe

Andressa enviou e-mail para todos os interessados por vagas no ônibus, até agora cerca de 40 pessoas responderam manifestando interesse, alguns se manifestaram declinando da intenção de ir para João Pessoa e cerca de 20 pessoas ainda não se manifestaram.

Precisamos entregar uma listagem dos viajantes à UNIFESP até o dia 27 de junho, tendo isto em conta elaboramos um calendário com primeira e segunda chamada.

Elaboramos também uma listagem com 10 pessoas que estão de alguma forma auxiliando nas atividades de organização do ENEPe e nas articulações políticas do CAPED e que terão prioridade nas vagas:

Ana Carolina
Andressa
Carl
Cris
Débora
Felipe
Gabriela
Karine Macedo
Marília Carnaval


Caso até o fim das confirmações de inscrições o número de interessados ultrapasse os 44 lugares que o ônibus dispõe, fato que ainda não ocorreu, sortearemos todos os nomes, menos os 10 com prioridade, os 34 primeiros entram na primeira chamada e os restantes ficarão em uma lista espera. As pessoas que não confirmaram ficarão em uma lista anexa e caso, após o fim do prazo de confirmação, aleguem que não responderam porquê não viram, entrarão no final da lista de espera, neste caso será por ordem de chegada, quem correr atrás primeiro terá mais prioridade. A primeira leva receberá um prazo para confirmar o pagamento da inscrição, caso não o faça no tempo hábil as vagas serão disponibilizadas para a segunda leva de inscritos, caso estes inscritos não paguem no tempo estipulado, as vagas serão disponibilizadas para outras faculdades de pedagogia, prioritariamente USP e UNICAMP como uma forma de retribuir à solidariedade destas faculdades que ano passado nos ajudaram a chegar ao ENEPe em Brasília e ainda assim, caso o ônibus não encha, abriremos para interessados de outros cursos da UNIFESP e quiçá de outras faculdades.

O calendário será enviado por email e afixado nas salas da pedagogia, bem como as listagens. Haverá um sorteio a ser realizado publicamente em dia de pedacoffe.

Será realizada uma reunião com os interessados para explicar que embora o evento seja muito interessante, a organização é feita dentro de um campus e por conta disso nem tudo são flores em um evento como o ENEPe, a idéia é preparar as pessoas para não se chocarem ao encontrarem banheiros, alojamentos e outras coisas muito diferentes do que estão acostumados.


PRÉ-ENEPe

Ficou pré-definida a data de 02/07, um sábado. Será verificada a possibilidade de conseguirmos emitir certificados para os participantes. O tema aventado foi o de educação popular, o mesmo que o do ENEPe. Todos irão correr atrás de palestrantes. Demais detalhes serão acertados por e-mail.


Eleições

Dia 01º de junho, uma quarta-feira, será chamada uma assembléia geral para realizar um balanço da atual gestão e formar a comissão eleitoral que definirá as regras para realizar a convocação das eleições de uma nova gestão.


Residência Pedagógica

Foi importante termos representantes discentes nos orgãos deliberativos do curso de pedagogia, porém, o Centro Acadêmico em si tem se mantido à margem das reclamações estudantis, visando ajudar o CAPED a articular a voz dos estudantes de modo que consigam exercer uma pressão mais efetiva nestes órgãos, foi proposto de criarmos um canal de comunicação com os estudantes que estão com dificuldades na Residência Pedagógica, de modo também a fortalecer o trabalho da Ana como representante da RP. Diego criou uma conta de e-mail com o nome deolhonaresidencia@gmail.com e disponibilizará o endereço para os estudantes do curso realizarem suas queixas.


Confecção de Camisetas

Renato, estudante do primeiro ano, deixou alguns valores de material, camisetas variando entre 10 e 12 reais, canecas à 2,50, jaquetas dupla face por 80 sem capuz e 92 com capuz.

Felipe ficou de pesquisar outros valores.

Cris sugeriu um concurso de um logo para o CA, a Débora levantou suas preocupações de que criar uma marca do CA possa levar a dissidências com outras instituições dentro do campus que não mantém boas relações com o CA. Outras vozes se levantaram para defender que o CA tenha uma marca e que isso não terminantemente não significa se opor a quem quer que seja é apenas uma forma de nos identificarmos diante dos estudantes, etc.


Semana de Educação

Jordana e Lays estão responsáveis pela organização da semana de educação, até agora parece que o dinheiro do CAPES para poderem convidar professores não saiu. O pedacoffe tem construído um pequeno caixa para ajudar a conseguir dinheiro para outros assuntos que o CAPES não cobre.


Quadro de Avisos

Felipe propôs de tentarmos conseguir um quadro de avisos para divulgarmos as atividades do CA, a idéia é que este quadro esteja colocado na entrada do CAMPUS, algumas pessoas se opuseram, dado que não temos conseguido alimentar nem os quadros das salas, que já existem. Ainda assim Felipe manteve-se firme em sua idéia e ficou de encaminhá-la para os meios competentes.


CALENDÁRIO

MAIO
17 - Emissão da lista de confirmados e não confirmados
20 - Fechamento das confirmações
20 - Explicativo ENEPe
24 - Sorteio das vagas
26 - Prazo de publicação da listagem definida através do critério de sorteio

JUNHO
13 - Confirmação de pagamento pelas pessoas na lista oficial
14 - Segunda Chamada, abrangendo os estudantes de pedagogia da lista de espera
26 - Confirmação de pagamento pelas pessoas na lista da segunda chamada
27 - Envio da lista dos viajantes para a UNIFESP
27 - Abertura de vagas para outras faculdades de pedagogia


JULHO
05 - Abertura para todos os interessados
15 - Saída do ônibus

São Paulo terá Virada Sustentável nos dias 4 e 5 de junho

Mais de 300 atividades culturais e educativas, ligadas aos temas da sustentabilidade, agitarão a capital paulista durante o final de semana do Dia Mundial do Meio Ambiente. 

site: http://www.viradasustentavel.com


Com centenas de atrações espalhadas por mais de 60 espaços e parques da cidade, São Paulo receberá, nos dias 4 e 5 de junho, a primeira edição da Virada Sustentável, que tem o objetivo de ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação – e transformação.

Logo após a abertura, que ocorre no sábado às 8h com atividades de yoga e meditação nos parques, a capital paulista será tomada por diversas atrações, como exposições, filmes, oficinas, workshops, peças e shows de música, sempre com conteúdo ligado aos temas da sustentabilidade. Meio ambiente, biodiversidade, direitos humanos, mudanças climáticas, mobilidade urbana, lixo e qualidade de vida serão alguns dos temas das atividades. Todas as atrações são gratuitas. No primeiro dia, as atividades acontecem das 8h às 24h. No domingo, as atrações iniciam novamente às 8h e terminam às 20h.

“A Virada Sustentável teve a preocupação, desde o início, de pulverizar sua programação em diferentes locais da cidade, de forma a evitar grandes deslocamentos e, principalmente, grandes aglomerações em um único local. Outro cuidado foi o de não promover o evento apenas em locais visitados pela população das classes média e alta, o que explica a presença de diversas atividades nas regiões periféricas da cidade, como os bairros de Capão Redondo, na zona Sul, ou Belém, na zona Leste”, explica o jornalista André Palhano, organizador do evento.


Paralisação em São José dos Campos

Mensagem enviada por Renan para a lista do DCE em 02/06/2011.

Ontem, em assembléia estudantil do campus São José dos Campos, cerca de 260 alunos se uniram e discutiram os assuntos relacionados principalmente à entrada única via curso Bacharelado em Ciência e Tecnologica (nos moldes da UFABC) e à indefinição do oferecimento de cursos pós-bct no período noturno (o que implica o fim dos cursos tradicionais do campus) e ficou decidido:

* Uma nova Assembléia Geral será convocada para dia 6/6/2011 às 19h;
* Paralisação de todas as atividades acadêmicas até a próxima assembléia;
* Pedido de apoio aos demais campi;

A paralisação será um chamado à discussão e à reflexão e durante ela será confeccionada uma carta com as reivindicações para serem discutida em nossa próxima assembléia e futuramente apresentada à comunidade.

Portanto o Campus SJC está paralisado até segunda-feira, quando decidiremos se entraremos em greve.

Oficinas Infantis na Virada Sustentável


Infantil: Aventuras e Brincadeiras

04/Jun - 08:50h às 09:20h

Parque do Ibirapuera
Arena de Eventos l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera


Atividade a partir de técnicas do drama teatral para crianças de 3 a 12 anos. As crianças se transformam em personagens de uma história cheia de desafios, caça pistas, brincadeiras tradicionais e jogos teatrais ligadas ao meio ambiente.



Infantil: Narração de Histórias

05/Jun - 13:00h às 13:30h

Parque do Ibirapuera
Arena de Eventos l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera


Atividade voltada para crianças de 3 a 12 anos que mescla narração, dramatização, músicas e brincadeiras populares, com foco nos aspectos da sustentabilidade no dia a dia das pessoas.



Infantil: Villa Ambiental

04/Jun - 09:00h às 17:00h

Parque Villa-Lobos
À direita da Entrada Principal l Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Portão 2 - Alto dos Pinheiros


Um espaço interativo de conscientização ambiental, onde as crianças aprendem sobre biodiversidade, mudanças climáticas e consumo de água de maneira divertida e inteligente. O projeto faz parte do Programa Criança Ecológica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de S. Paulo.



Infantil: Na Pista Certa

04/Jun - 09:00h às 16:30h

Parque Villa-Lobos
Ilha Musical l Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Portão 2 - Alto dos Pinheiros


Desenvolvido pela Fundação Mapfre, um programa de vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante, onde monitores treinados apresentam às crianças conteúdos de segurança viária e valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente.As sessões têm duração de 1h30. Segue os horários abaixo:- 09h00 – 10h30- 10h30 – 12h00- 13h30 – 15h00- 15h00 – 16h30



Infantil: Água e o Futuro das Crianças - Teatro de Fantoches

05/Jun - 14:00h às 15:00h

Parque Santo Dias
rua Jasmim da Beirada, 71


O grupo de estagiários do Parque Santo Dias mostra para a criançada que usar a água de maneira racional pode ser divertido e ao mesmo tempo vital para nossa sobrevivência.



Infantil: Show “Espantaxim e os Guardiões da Natureza”

05/Jun - 11:00h às 12:00h

Parque Água Branca
Espaço Cultural Tattersal l Rua Ministro Godói, 310 - Barra Funda


A compositora, cantora e escritora Dulce Auriemo apresenta as canções do “Projeto Espantaxim”, uma contribuição para a literatura musical infantil brasileira. A atividade contará com a apresentação de personagens de várias de suas obras, como “Makiko & Tatuiuiú – Guardiões da Natureza”, além de show do grupo “Som na Lata”, da Associação dos Amigos do Menor pelo Esporte Maior.



Infantil: Ateliê da Alegria

04/Jun - 10:00h às 10:30h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

05/Jun - 10:00h às 10:30h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Contação de Histórias l Entre as Festas

04/Jun - 13:00h às 14:00h

Biblioteca de São Paulo
Piso Térreo l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


O contador de histórias Willian Germano encena Entre as Festas, inspirado nos causos de Cornélio Pires. A história é sobre Ritinha, a caboclinha mais linda da vila, está para decidir a quem dar seu coração. Na festa de Santo Antônio, Jão Romão arma uma cilada para seu rival: Joaquim do Brejo.



Infantil: Brinquedos Feitos de Material Reciclável

04/Jun - 14:00h às 16:00h

Biblioteca de São Paulo
Piso Térreo l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


A artista Cleusa Rodrigues ensina a fazer brinquedos divertidos com garrafas pet, cordões e latinhas usadas.



Infantil: Contação de Histórias l A Batalha da Dona Ecologia

04/Jun - 16:00h às 17:00h

Biblioteca de São Paulo
Piso Térreo l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


A Tríade Teatral interpreta A Batalha da Dona Ecologia, uma história que fala sobre a época em que temos que lutar para salvar a Terra dos perigos da poluição. A batalha retrata a defesa do meio ambiente, da reciclagem, da incineração e da decomposição do lixo com a ajuda da sábia Dona Ecologia.



Infantil: Exibição do Filme Cocoricó – Sabendo Usar Não Vai Faltar

04/Jun - 17:00h às 18:00h

Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Exibição do filme Cocoricó – Sabendo Usar Não Vai Faltar, com bate papo e distribuição de brindes ao final da sessão. Sobre o filme: O pessoal da fazenda está preocupado com a falta de chuva. As plantações ficaram secas e Oriba ensina a dança da chuva, utilizada em sua tribo. A seca também passa a afetar a vida na cidade com a falta de alimentos provenientes do interior e todos percebem a importância da água e de se evitar o desperdício. Produção: TV Cultura / Parceria: Paramount Pictures Brasil.



Infantil: Debates e Exibição de Filme Sobre a Água

05/Jun - 11:00h às 14:00h

Biblioteca de São Paulo
Auditório l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


O Projeto da Juventude Ecológica promove  evento em comemoração ao Dia  Mundial do Meio-Ambiente, com exibição de filmes sobre a água,  produzidos pela SABESP, seguidos de debates.



Infantil: Exibição do Filme Cocoricó – Sabendo Usar Não Vai Faltar

05/Jun - 15:00h às 16:00h

Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Exibição do filme Cocoricó – Sabendo Usar Não Vai Faltar, com bate papo e distribuição de brindes ao final da sessão. Sobre o filme: O pessoal da fazenda está preocupado com a falta de chuva. As plantações ficaram secas e Oriba ensina a dança da chuva, utilizada em sua tribo. A seca também passa a afetar a vida na cidade com a falta de alimentos provenientes do interior e todos percebem a importância da água e de se evitar o desperdício. Produção: TV Cultura / Parceria: Paramount Pictures Brasil.



Infantil: Contação de Histórias l O Comprador de Fazendas

05/Jun - 16:00h às 17:00h

Biblioteca de São Paulo
Piso Térreo l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Miriam Menezes interpreta conto de Monteiro Lobato, O Comprador de Fazendas, uma história sobre um fazendeiro que quer vender sua fazenda Espigão para pagar alguns credores. Um pintor de paredes lê o anúncio e se apresenta como interessado em comprar a fazenda, pensando, na verdade, apenas em se aproveitar da situação para passar um bom fim de semana no campo.



Infantil: Teatro “Tiquequê"

04/Jun - 16:00h às 18:00h

Praça Victor Civita
Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros


Espetáculo promovido pelo Grupo Tiquequê que une música, dança, teatro e narração de histórias, por meio de diversos recursos: percussão corporal e de objetos do cotidiano (latinhas, caixas de CDs, etc.), diferentes combinações entre as quatro vozes e o violão e o cavaquinho como suporte melódico.



Infantil: Teatro Pão com Ovo

05/Jun - 16:00h às 17:00h

Praça Victor Civita
Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros


FeliPÃO (Felipe Montanari) e MarcelOVO (Marcelo Brocotó) ensinam as crianças, por meio da música e intervenções humorísticas, a importância da boa alimentação, da leitura e de do prazer de ser criança.



Infantil: Contação de Histórias

05/Jun - 17:00h às 18:00h

Praça Victor Civita
Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros


Contação de histórias com atrizes do grupo Kiara Terra, oferecida pelas editoras Ática e Scipione.



Infantil: Oficinas de Brinquedos

04/Jun - 14:00h às 15:00h

Saraiva Mega Store Shopping Iguatemi Alphaville
Alameda Rio Negro, 111 - Piso 2, loja 301 - Alphaville Industrial


Construção de bonecos fantoches a partir de materiais recicláveis.



Infantil: Contação de História e Oficina de Brinquedos

04/Jun - 15:00h às 16:00h

Saraiva Mega Store Morumbi Shopping
Av. Roque Petroni Jr, 1089 - Morumbi


As crianças vão se divertir com a história “Uma Aventura Reciclada” e, depois, na oficina de brinquedos feitos de material reciclável.



Infantil: Contação de História e Oficina de Brinquedos

04/Jun - 15:00h às 16:00h

Saraiva Mega Store Shopping Anália Franco
Av. Regente Feijó, 1739 - Jardim Anália Franco


Além da contação de “Lolo Barnabé - Uma história sobre família e sustentabilidade”, as crianças poderão confeccionar instrumentos musicais ca partir de materiais recicláveis.



Infantil: Contação de História e Oficina de Brinquedos

05/Jun - 15:00h às 16:00h

Saraiva Mega Store Higienópolis
Av. Higienópolis, 618 - Piso Higienópolis - Consolação


Além da contação da história “O pequeno príncipe e o aviador”, as crianças participarão de uma oficina para confecção de uma luneta usando materiais recicláveis.



Infantil: Contação de História

05/Jun - 15:00h às 00:00h

Saraiva Mega Store Shopping Center Norte
Travessa Casalbuono,120 - Loja 414 - Vila Guilherme


A história “A batalha da Dona Ecologia” fala sobre consequências que o descuido com a natureza pode trazer para a sociedade.



Infantil: Contação de História

05/Jun - 15:00h às 00:00h

Saraiva Mega Store Shopping Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 3.103 - Piso Moema - Moema


As crianças vão conhecer a história “As Aventuras de Mathias - a torneira, a árvores e a bronca da lata de lixo”.



Infantil: Oficina de Criação de Brinquedos

04/Jun - 10:30h às 12:00h

Livraria Cultura Bourbon Shopping
Auditório - Rua Turiassu, 2100 - Perdizes


Aprenda na prática como usar a criatividade para reutilizar objetos e construir brinquedos.Os participantes podem trazer para a oficina materiais como jornais, revistas e pequenas caixas de papelão. A atividade é promovida pelo “Núcleo Cultural Fora da Ordem”.



Infantil: Oficina de Brinquedos Populares a Partir de Recicláveis

05/Jun - 10:00h às 18:00h

Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura l Av. Paulista, 37 - Bela Vista


Promovida pelo Núcleo Educativo da Casa das Rosas, a iniciativa busca resgatar a criança que existe em todo adulto por meio da confecção de brinquedos.



Infantil: Feira de Troca de Livros Infantis, Gibis e Brinquedos

05/Jun - 13:00h às 15:00h

Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura l Av. Paulista, 37 - Bela Vista


As crianças podem trazer livros, gibis e brinquedos para trocar com os demais participantes da atividade. Não vale livro didático, nem brinquedo quebrado.



Infantil: Contação de Histórias l A Plantinha

05/Jun - 14:00h às 15:00h

Biblioteca de São Paulo
Piso Térreo l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Carlos Sereno interpreta A Plantinha, uma história sobre uma jabuticabeira cuidada com muito carinho por um grupo de velhinhas.



Infantil: Exibição do Filme Cocoricó – Sabendo Usar Não Vai Faltar

05/Jun - 17:00h às 18:00h

Biblioteca de São Paulo
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Exibição do filme Cocoricó – Sabendo Usar Não Vai Faltar, com bate papo e distribuição de brindes ao final da sessão. Sobre o filme: O pessoal da fazenda está preocupado com a falta de chuva. As plantações ficaram secas e Oriba ensina a dança da chuva, utilizada em sua tribo. A seca também passa a afetar a vida na cidade com a falta de alimentos provenientes do interior e todos percebem a importância da água e de se evitar o desperdício. Produção: TV Cultura / Parceria: Paramount Pictures Brasil.



Infantil: Aventuras e Brincadeiras

04/Jun - 09:40h às 10:10h

Parque do Ibirapuera
Arena de Eventos l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera


Atividade a partir de técnicas do drama teatral para crianças de 3 a 12 anos. As crianças se transformam em personagens de uma história cheia de desafios, caça pistas, brincadeiras tradicionais e jogos teatrais ligadas ao meio ambiente.



Infantil: Aventuras e Brincadeiras

04/Jun - 10:20h às 10:50h

Parque do Ibirapuera
Parquinho l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque Ibirapuera


Atividade a partir de técnicas do drama teatral para crianças de 3 a 12 anos. As crianças se transformam em personagens de uma história cheia de desafios, caça pistas, brincadeiras tradicionais e jogos teatrais ligadas ao meio ambiente.



Infantil: Maratona História Aberta - Kiara Terra l Andira e Por Que Crescermos?

05/Jun - 11:00h às 12:00h

Parque do Ibirapuera
Parquinho l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque Ibirapuera


Narrativas envolventes e participativas para o público infantil sobre como viver juntos nas cidades. Desde as relações com o espaço até as relações de afeto e o modo como lidamos com o tempo.



Infantil: Maratona História Aberta - Kiara Terra l O Príncipe Sem Sonhos

05/Jun - 14:00h às 15:00h

Parque do Ibirapuera
Parquinho l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque Ibirapuera


Narrativas envolventes e participativas para o público infantil sobre como viver juntos nas cidades. Desde as relações com o espaço até as relações de afeto e o modo como lidamos com o tempo.



Infantil: Maratona História Aberta - Kiara Terra l Obax

05/Jun - 15:00h às 16:00h

Parque do Ibirapuera
Parquinho l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque Ibirapuera


Narrativas envolventes e participativas para o público infantil sobre como viver juntos nas cidades. Desde as relações com o espaço até as relações de afeto e o modo como lidamos com o tempo.



Infantil: Maratona História Aberta - Kiara Terra l A Incrível História de Lolo Barnabé

05/Jun - 16:00h às 17:00h

Parque do Ibirapuera
Parquinho l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque Ibirapuera


Narrativas envolventes e participativas para o público infantil sobre como viver juntos nas cidades. Desde as relações com o espaço até as relações de afeto e o modo como lidamos com o tempo.



Infantil: Maratona História Aberta - Kiara Terra l Cocô de Passarinho

05/Jun - 18:00h às 19:00h

Parque do Ibirapuera
Parquinho l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque Ibirapuera


Narrativas envolventes e participativas para o público infantil sobre como viver juntos nas cidades. Desde as relações com o espaço até as relações de afeto e o modo como lidamos com o tempo.



Infantil: Narração de Histórias

05/Jun - 14:00h às 14:30h

Parque do Ibirapuera
Arena de Eventos l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera


Atividade voltada para crianças de 3 a 12 anos que mescla narração, dramatização, músicas e brincadeiras populares, com foco nos aspectos da sustentabilidade no dia a dia das pessoas.



Infantil: Narração de Histórias

05/Jun - 15:00h às 15:30h

Parque do Ibirapuera
Arena de Eventos l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera


Atividade voltada para crianças de 3 a 12 anos que mescla narração, dramatização, músicas e brincadeiras populares, com foco nos aspectos da sustentabilidade no dia a dia das pessoas.



Infantil: Família do Universo - Especial Virada Sustentável

05/Jun - 15:00h às 16:00h

Parque do Ibirapuera
Em frente ao Planetário l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera


Edição especial do programa Família do Universo durante a Virada Sustentável. A atividade será a construção de um Sistema Solar em escala de distância, alguns detalhes sobre sua formação, as diferenças entre os corpos celestes que os compõem e suas dimensões. Além disso, nessa escala, qual o tamanho da Terra? E nós, os seres humanos, na superfície dela? Como, em proporções como essas, conseguimos destruir tanto nosso planeta?



Infantil: Ateliê da Alegria

04/Jun - 11:00h às 11:30h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

04/Jun - 12:00h às 12:30h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

04/Jun - 14:30h às 15:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

04/Jun - 15:30h às 16:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

04/Jun - 16:30h às 17:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

04/Jun - 17:30h às 18:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

04/Jun - 18:30h às 19:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

05/Jun - 11:00h às 11:30h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

05/Jun - 12:00h às 12:30h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

05/Jun - 14:30h às 15:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

05/Jun - 15:30h às 16:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

05/Jun - 16:30h às 17:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

05/Jun - 17:30h às 18:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Ateliê da Alegria

05/Jun - 18:30h às 19:00h

Biblioteca de São Paulo
Tenda l Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana


Peças do artesão Paulo Marino Egídio, que usa toda sua imaginação para criar brinquedos e objetos com sucatas. Robôs, relógios, carrinhos e outras utilidades feitas com material que é descartado no dia a dia, como latas, garrafas pet, calotas de carros e muito mais. O artesão fará pessoalmente oito visitas guiadas por dia.



Infantil: Villa Ambiental

05/Jun - 09:00h às 17:00h

Parque Villa-Lobos
Entrada Principal l Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Portão 2 - Alto dos Pinheiros


Um espaço interativo de conscientização ambiental, onde as crianças aprendem sobre biodiversidade, mudanças climáticas e consumo de água de maneira divertida e inteligente. O projeto faz parte do Programa Criança Ecológica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de S. Paulo. Onde: Parque Villa-Lobos – À direita da Entrada Principal.



Infantil: Aventuras e Brincadeiras

04/Jun - 10:20h às 10:50h

Parque do Ibirapuera
Arena de Eventos l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera


Atividade a partir de técnicas do drama teatral para crianças de 3 a 12 anos. As crianças se transformam em personagens de uma história cheia de desafios, caça pistas, brincadeiras tradicionais e jogos teatrais ligadas ao meio ambiente.



Infantil: Espaço Eco Criança

04/Jun - 09:00h às 17:00h

Parque do Ibirapuera
Arena de Eventos l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera


Uma série de atividades aguarda a criançada no Ibirapuera no final de semana da Virada Sustentável. O público-alvo são crianças de 4 a 10 anos.A programação terá o apoio do Pão de Açúcar:- Ecoficina de Arte Sucata: produção de brinquedos a partir de reciclagem de sucata, tais como bibouquê, telefone sem fio, barangandão, peteca, jogo de dama, mancala, jogo da velha e fantoches.- Brinquedoteca  Ecológica: brincadeiras e contação de histórias com o tema Meio Ambiente.- Pintura facial: as crianças poderão escolher desenhos como: leão, árvore, borboleta, flor, dentre outros elementos que remetem à natureza.- Salão de jogos:  o público infantil brincará de Jogo da Coleta Seletiva, Lixo Legal, xadrez, dama, mancala, dominó, tapa certo, segure se puder, futebol de botão, jogo da velha e muito mais.



Infantil: Espaço Eco Criança

05/Jun - 09:00h às 17:00h

Parque do Ibirapuera
Arena de Eventos l Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 e 10 - Parque Ibirapuera


Uma série de atividades aguarda a criançada no Ibirapuera no final de semana da Virada Sustentável. O público-alvo são crianças de 4 a 10 anos.A programação terá o apoio do Pão de Açúcar:- Ecoficina de Arte Sucata: produção de brinquedos a partir de reciclagem de sucata, tais como bibouquê, telefone sem fio, barangandão, peteca, jogo de dama, mancala, jogo da velha e fantoches.- Brinquedoteca  Ecológica: brincadeiras e contação de histórias com o tema Meio Ambiente.- Pintura facial: as crianças poderão escolher desenhos como: leão, árvore, borboleta, flor, dentre outros elementos que remetem à natureza.- Salão de jogos:  o público infantil brincará de Jogo da Coleta Seletiva, Lixo Legal, xadrez, dama, mancala, dominó, tapa certo, segure se puder, futebol de botão, jogo da velha e muito mais.



Infantil: Na Pista Certa

05/Jun - 09:00h às 16:30h

Parque Villa-Lobos
Ilha Musical l Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Portão 2 - Alto dos Pinheiros


Desenvolvido pela Fundação Mapfre, um programa de vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante, onde monitores treinados apresentam às crianças conteúdos de segurança viária e valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente.As sessões têm duração de 1h30. Segue os horários abaixo:- 09h00 – 10h30- 10h30 – 12h00- 13h30 – 15h00- 15h00 – 16h30


XII Congresso Internacional de Brinquedotecas


De 11 a 15 de outubro de 2011 acontecerá o XII Congresso Internacional de Brinquedotecas, a ser realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664.

O site do Congresso é www.itlaconference2011.com.br. Informações também podem ser obtidas na Associação Brasileira de Brinquedotecas, ABBri, com Neri Arbeli, 5533-1513, associacaobrasileira@brinquedoteca.org.br. Este Congresso, uma realização da ABBri, dá continuidade aos Congressos anteriores da International Toy Libraries Association. Todos os dados referentes a prazos e pagamentos constam do site do Congresso.

[26/05/11] Ata Comissão de Curso

Estavam presentes na reunião da Comissão do Curso de Pedagogia do dia 26/05/2011, profª drª. Rosário, profª drª. Claudia V., profº. drº. Clécio, Simone e Christian Y. Betim(representante discente), que teve início às 13:30hrs.

Foram tratados os seguintes assuntos:

-Análise das Eletivas do próximo sementre.

Devido ao grande número de Eletivas e a falta de tempo, deverá ser marcada uma
reunião extraordinária para análise e correção de detalhes dos programas.

- Prova do ENADE.

Fomos informados que será obrigatório a todos os alunos formandos do curso de
pedagogia a realização da prova do ENADE, para que os certificados de conclusão
tenham validade. ( Obrigatório para terminar o curso)

- Eletivas.

Foi aprovada a possibilidade de serem realizadas eletivas em qualquer um dos
campis da Unifesp.

- Vagas para alunos de paises “pobres”.

Foi feito um pedido (creio ser do MEC), de acordo com um programa do governo
federal, de vagas no curso de pedagogia, para alunos de países como da África, etc… e a comissão de curso desponibilizará 1(uma) vaga.

- Problemas com R.P.

Existe um Comitê Gestor da R.P. que se reune, discute e tenta resolver os problemas.
A responsável é a profª Célia, mas alguns professores (Claudia V., Clecio, etc…)
também participam. É necessário a presença de representantes dicentes…

A profª Rosário pediu para avisar que o aproveitamento de horas da R.P., depende de aprovação da Secretaria da Educação, não são os professores que reprovam os pedidos.

Christian Yuji Betim
Representante Discente
1º ano 1º termo de pedagogia