quinta-feira, 31 de março de 2011

INFORME 03 - eleições

Informe 03

Lista de candidatos as seguintes instâncias:

a) Departamento de Educação:
- Candidata Pós-graduação:
1) Suzana Iris Bezerra matrícula 62168

- Candidatas vespertino graduação:
2) Débora Regina Marques de Barros matrícula 62044
3) Andressa Baldini da Silva matrícula 62038

- Candidatos noturno graduação:

b) Colegiado de Pedagogia:
4) Ana Carolina Oliveira Gomes, matrícula 50250
5) Felipe Valentim Bonifacio, matricula 62.192
6) Christian Yuji Betim matrícula 67738

c) Comissão de Curso
7) Ana Carolina Oliveira Gomes, matrícula 50250 (já cursou RP)
8) Christian Yuji Betim matrícula 67738

Segue calendário

Publicação da lista de candidatos elegíveis e inicio das Campanhas: 31 de março a 05 de abril
Eleições: 06 de abril
Apuração: 06 de abril
Resultado parcial: 07 de abril
Recursos: 11 e 12 de abril
Resultado Final: 13 de abril


Sem mais,
Guarulhos 31 de março de 2011
Comissão Eleitoral

Auxílio Creche - inscrições de 1/4 a 1/5

Edital Auxilio Creche

inscrições estão abertas de 01/04/2011 a 01/05/2011.
http://www.unifesp.br/prae/editais/edital_auxilio_creche.pdf/view

Abaixo uma mensagem que explica melhor este benefício.



Campanha inédita da Unifesp promove saúde e bem-estar da mulher estudante
Auxílio Creche, assistência permanente às alunas gestantes e mães e realização de palestras informativas são algumas ações que integram o projeto.

São Paulo, 02 de março de 2011 - A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (`PRAE), vai lançar no mês de março a campanha "Gênero, corpo e universidade: atenção à mulher estudante", que visa a promoção de ações de saúde e bem-estar das universitárias da instituição e fomento ao debate acadêmico em torno das questões de gênero, corpo e sociedade. A ação vem reforçar as comemorações do Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

O programa consiste em um conjunto de ações destinadas à fomentação de debates alinhados com as temáticas contemporâneas, envolvendo os movimentos feministas. Entre os temas a serem trabalhados, com a realização de conferências e palestras com estudiosos, estão questões de gênero, corpo, sexualidade, violência e organização social do trabalho, entre outros.

"Esperamos que, por meio deste projeto, a gente possibilite às mulheres estudantes da instituição a reflexão sobre a importância dos cuidados com seu corpo e sua sexualidade, permitindo autonomia sobre suas escolhas, além de prevenir e tratar precocemente eventuais enfermidades", diz o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Unifesp, Luiz Leduíno de Salles Neto.

Atualmente, a instituição conta com cerca de 8 mil alunos matriculados, sendo aproximadamente 60% mulheres.

Dentro da campanha, no âmbito das ações afirmativas, serão implantados dois projetos para as estudantes dos seis campi da Unifesp. O primeiro deles é a instituição do Auxílio-Creche, que vai contemplar estudantes com filhos de zero a cinco anos e que sejam participantes do Programa de Auxílio Permanência da instituição.

Já o Programa de Atenção Especial à Estudante Gestante e Mãe tem o objetivo de criar um atendimento regular às estudantes gestantes e mães de recém-nascidos. Esta ação será coordenada pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) em cada campus da Unifesp, por meio do Grupo de Gestantes e Mães, com atendimento interdisciplinar oferecendo informações de cuidados durante a gravidez, acompanhamento médico, cuidados com os recém-nascidos, aleitamento materno, acompanhamento psicológico e assistência social.

O Serviço de Psicologia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de Guarulhos iniciará um grupo de apoio psicológico à aluna gestante, que terá caráter permanente mesmo após o período da campanha. "O referido grupo tem como objetivo acolher as angústias trazidas pelas alunas de modo a acompanhá-las em questões de ordem emocional e dificuldades acadêmicas decorrentes de sua condição de estudante e mãe", explica Leduíno.

No âmbito das ações de saúde, será promovida uma Campanha de Atenção à Saúde da Mulher Estudante. que engloba um conjunto de ações envolvendo promoção de saúde, prevenção e diagnóstico com realização de exames ginecológicos e um programa de informação relativo à doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, e saúde integral da mulher.

A campanha será implantada inicialmente no campus Guarulhos. Posteriormente, as ações serão estendidas para os demais campi da universidade em São Paulo, São José dos Campos, Diadema, Santos e Osasco. O projeto conta com a parceria do Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso, em Guarulhos (SP).

As conferências de abertura da campanha serão no dia 21 de março com duas palestrantes convidadas. A primeira delas é a Prof. Dra. Maria Lygia Quartim de Moraes, professora titular de Sociologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que atua como pesquisadora do Núcleo de Estudo de Gênero Pagu, um centro interdisciplinar de pesquisa da Unicamp voltado para a produção e disseminação do conhecimento em torno da problemática de gênero. A outra palestra será ministrada pela Profa. Dra. Eleonora Menicucci de Oliveira, professora da UNIFESP que atua na área de Ciências Humanas em Saúde, com destaque para sociologia, política e saúde coletiva. Eleonora, que também é Pró-Reitora de Extensão da Unifesp, atua principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direitos reprodutivos e sexuais, autonomia, aborto-escolha, violência doméstica e sexual, políticas públicas.

quarta-feira, 30 de março de 2011

REUNIÃO DE COLEGIADO DE 22/03

Ola pessoal,

Segue repasse sobre a reunião do colegiado.

Abaixo apresento uma síntese dos assuntos tratados da REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DE PEDAGOGIA- realizada no dia 22 de março, das 09h30min às 12h30min horas, na sala 18 da Unidade 1.

1)Sobre os Concursos da Pedagogia 2011, para contratação de novos professores, este já esta autorizado para serem realizados com urgência, para contratação nas seguintes áreas: Ciências, Cultura Corporal e Gestão.
Surgiu uma discussão sobre a contratação de professores de Libras (hoje só temos uma professora na área – a Profa. Érica). A discussão se deu, pois a aprendizagem de Libras não é uma exigência do curso de Pedagogia, mas de todas as áreas de licenciaturas. O problema surgiu em saber, qual o curso irá acolher (no seu grupo de professores) estes profissionais? Havia um entendimento que o acolhimento deveria ser de responsabilidade pelo curso de letras. Mas, provavelmente, será acolhido pelo curso de Pedagogia.
2) A Profa. Célia disse que a Fundação Itaú – do Itaú Social – Procurou a Universidade para saber do programa de “Residência Pedagógica”. Eles querem conhecer o projeto, e marcaram uma reunião para (23/03) com ela. A Célia convidou os coordenadores de residência para participar desta reunião. Disse que vai ouvir as propostas deles e depois passar para o colegiado, e discutirem se interessa ou não.
3) Prof. Daniel passou um rápido resumo da reunião d o Conselho Universitário que tratou sobre: Relação Unifesp/ Fap - discutindo o conjunto de regras para obtenção de recursos; sobre o relatório de gestão, e sobre a criação da pagina que tratará de formação continuada.
4) Assunto comissão eleitoral – informação e convite para o debate do dia 25, convocatória para compor a mesa no dia da votação.
5) Informe sobre a entrega dos documentos na reitoria de pós graduação – e os próximos passos a serem seguidos na conclusão do processo da pós graduação.
6) Assunto Monografias 2011 e balanço das monografias de 2010 (o processo e os orientadores). Como tem professores novos, foi explicado como funciona o trabalho com monografia, informado da necessidade de orientadores, sobre os orientadores externos
7) Visita dos candidatos (ou melhor única opção – candidato e vice) para apresentação se suas propostas de gestão. Eles entregaram por escrito suas plataformas que faremos um resumo para o próximo informe.
Obs.: falamos no final da reunião sobre uma questão colocada pelos alunos do 3º termo, relacionado à retirada de uma eletiva. A comissão de curso aguarda uma solicitação de esclarecimento por escrito via secretária do curso(Daniela Mattos
Avisamos aos professores sobre os problemas com a Xerox.
Mas tarde encontrei o prof. Marcos Cesar e o candidato a vice andando pelo campus e questionei sobre a Xerox, eles disseram que iram pegar o contrato e ver o que podiam fazer.

Abraços
Eliene, Lays e Rose