sexta-feira, 25 de março de 2011

Filas na Xerox

Um problema que tem atrapalhado a vida de boa parte dos estudantes da UNIFESP são as filas e a falta de organização da xerox.

Em uma reunião entre os Centro Acadêmicos ficou combinado que cada entidade conversaria com os estudantes de seu curso para pedir sugestões de como podemos nos articular para minimizar os problemas com o xerox.

Algumas sugestões já apareceram no encontro entre os CAs :

* Digitalização, centralização e disponibilização online dos textos;
* Reorganização da divisão de trabalho do atual serviço;
* Preparação prévia dos textos;
* Campanha de troca de textos;
* Implementação de uma opção alternativa de xerox pelos estudantes.


O coletivo dos CAs se reunirá outra vez no dia 30/04 (quarta-feira) e até lá gostaríamos que os estudantes apresentem suas sugestões e comentários até terça-feira dia 29/03.


As sugestões poderão ser entregues por escrito a algum membro do CA.

Enviadas por email para o endereço caped.unifesp@yahoo.com.br

Ou postadas como comentários neste artigo do blog: http://pedagomobilizada.blogspot.com .



Att

Gestão Boas Novas
2010/2011


 

quinta-feira, 24 de março de 2011

DEBATE PEDAGOGIA

ELEIÇÕES

AS COMISSÕES ELEITORAIS (DOCENTES E DISCENTES) CONVIDAM A TODOS, ESTUDANTES, TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E PROFESSORES PARA O DEBATE SOBRE AS ELEIÇÕES NAS INSTÂNCIAS DELIBERATIVAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO E SAÚDE.

SEXTA-FEIRA, 25 DE MARÇO
TEATRO ADAMASTOR PIMENTAS
DAS 14H AS 15H
OU
DAS 19H30 AS 20H30

ASSINADO
COMISSÃO ELEITORAL DISCENTE

COMISSÃO ELEITORAL DISCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA INFORMATIVO ELEIÇÕES INTERNAS 2011

COMISSÃO ELEITORAL DISCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA
INFORMATIVO ELEIÇÕES INTERNAS 2011


Recado do CAPED/Comissão eleitoral (docente e discente) explicando que os estudantes de Pedagogia deram início à participação de estudantes no Colegiado de Pedagogia com representantes tirados durante a greve de alunos....... Em 2011 a UNIFESP inteira está num processo de institucionalização que envolve a consulta a cargos eletivos, a formação de Congregações e em Guarulhos inicia processo eleitoral para a escolha e indicação do Diretor e Vice-Diretor do campus, eleição de representantes de alunos, professores e funcionários para compor a Congregação do campus, além de instituir os Departamentos de cada curso. Na Pedagogia teremos a eleição e indicação do Chefe e Vice-Chefe de Departamento e de um novo Coordenador e Vice-Coordenador de Curso.

Nesse momento inaugural é de extrema importância a participação ativa dos estudantes, como candidatos ou apenas votando nos seus representantes em todas as instâncias

No Curso de Pedagogia a indicação do Coordenador e Vice-Coordenador de Curso prevê eleição direta pelo total de docentes e discentes do curso, então, todos nós podemos votar. A escolha do primeiro Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Educação acontece de modo diferente, e os representantes dos estudantes no Colegiado de Pedagogia é que votam.

Para a eleição dos representantes dos estudantes a Comissão Eleitoral já apresentou um cronograma que será seguido de modo independente das eleições do Departamento de Educação e Coordenação de Curso, mas para que todos os colegas da Pedagogia entendam esses espaços de participação e possam tirar suas dúvidas antes das eleições, faremos um encontro no dia 25 de março, sexta-feira, para uma conversa com as Comissões Eleitorais Docente e Discente. Os encontros acontecerão na primeira hora das aulas do vespertino e do noturno, das 14h às 15hs e das 19h30m às 20h30m, respectivamente, no teatro Adamastor Pimentas.

PARA SABER MAIS SOBRE AS INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO

Onde os estudantes têm representação no campus Guarulhos e no Curso de Pedagogia?
No Campus Guarulhos os estudantes terão representação na Congregação do Campus e nas Câmaras que vierem a existir. No Curso de Pedagogia, os estudantes têm representação no Colegiado de Pedagogia, na Comissão Curricular do Curso de Pedagogia e no Conselho Departamental do Departamento de Educação.

O que é a Congregação e quais são suas atribuições e competências?
É a instância máxima de poder de decisão no âmbito do Campus Guarulhos e tem como competências: I - a direção, planejamento e realização das atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão da Unidade Universitária; II - aprovar a criação, modificação e extinção de Departamentos; III - aprovar a constituição das bancas examinadoras dos concursos para ingresso na carreira docente, para provimento dos cargos de Professor Titular e para obtenção dos títulos de Mestre, Doutor e Livre Docente; IV - deliberar sobre a distribuição das vagas que forem destinadas à Unidade Universitária; V – propor a criação de cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitários; VI – elaborar, aprovar e alterar seu Regimento Interno. Suas atribuições envolvem também I – deliberar sobre a administração do Campus; II – promover a integração entre as diferentes Unidades Universitárias no cumprimento das atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão; III – elaborar, aprovar e alterar o seu Regimento Interno; IV – acompanhar e referendar as atividades do Diretor do Campus [Artigos 32 e 34 do Estatuto da UNIFESP]

Quem participa da Congregação?
O Diretor; o Vice-Diretor; os professores titulares (2); os Chefes de Departamento (6); os respectivos representantes das atividades vinculadas à graduação, à pós-graduação e à extensão; os representantes eleitos das demais categorias da carreira docente (6 entre adjuntos e associados); pelos representantes eleitos do corpo discente da graduação (3) e da pós-graduação (2), e pelos representantes eleitos do segmento dos servidores técnico- administrativos em educação (5). [Art. 33 do Estatuto da UNIFESP]

O que são as Câmaras?
São órgãos deliberativos e ou consultivos, destinados a assessoria especializada para auxiliar a organização e gestão de ações de uma mesma natureza , por exemplo: uma Câmara de Extensão para assessorar a Congregação, produzindo orientações, normas e propondo planos de ação. Nas Câmaras também é prevista a representação discente.

O que é Colegiado?
É uma forma de gestão que prevê a participação de parte ou de todo corpo docente de um Curso e outras representações. O Colegiado do Curso de Pedagogia é órgão máximo de gestão do Curso de Pedagogia no âmbito do campus e tem por objetivo o governo do Curso em seus aspectos administrativos e pedagógicos em conformidade com as regras e normas da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp [Art.1 do Regulamento co Colegiado do Curso de Pedagogia].

Quem participa do Colegiado de Pedagogia?
O total dos docentes em atividade no Curso e os representantes discentes participantes da Comissão de Curso (3).

O que é Comissão Curricular de Curso do Curso de Pedagogia?
A Comissão Curricular de Curso coordena as atividades relativas ao ensino de graduação e tem por objetivo, além de outros, planejar e supervisionar o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.

Quem participa da Comissão de Curso?
A Comissão de Curso no Curso de Pedagogia é composta por 12 (doze) membros assim constituídos: o Coordenador do Curso; 8 (oito) docentes do Curso, sendo obrigatoriamente três deles representantes da Residência Pedagógica em: Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão; 3 (três) estudantes regularmente matriculados, sendo um obrigatoriamente estudante da residência pedagógica, concluinte da UC ou não.

O que é Conselho Departamental?
É o espaço de gestão colegiada do Departamento, dirigindo e acompanhando suas atividades; essas envolvem atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.

Quem participa do Conselho Departamental?
Do Conselho Departamental do Departamento de Educação participam: o Chefe e Vice-Chefe de Departamento; todos os docentes lotados no Departamento e em atividades que integram os seus Cursos, incluindo docentes substitutos ou convidados pela UNIFESP; 3 representantes discentes, sendo 2 (dois) do Curso de Graduação (um de cada turno) e 1 (um) de pós-graduação; 1 (um) representante dos servidores técnico-administrativos. As representações serão constituídas por membro titular e suplente.

Edital 001/2011

Ministério da Educação
Universidade Federal de São Paulo
Campus Guarulhos
Cursos Autorizados pela Portaria nº 1235
de 19/12/2007-D.O.U. de 20/12/2007

Edital 001/2011

A Comissão Eleitoral, instituída no dia 14 de março, em reunião convocada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia Cecília Meireles, convoca os estudantes regularmente matriculados no curso de Pedagogia (Graduação) e Educação e Saúde (Pós-Graduação) para as eleições dos representantes discentes nas seguintes instâncias deliberativas dos respectivos cursos: 1) Departamento de Educação; 2) Colegiado do Curso de Pedagogia; 3) Comissão de Curso de Pedagogia.
Fica instituído como Comissão eleitoral: Carlos Eduardo (7º termo noturno); Carl Pissato (3º termo vespertino); Marilya Carnaval (7º termo vespertino).

1) Das vagas
1.1) O presente edital busca preencher as vagas de representação discente nas instâncias já citadas de acordo com o quadro:
INSTÂNCIAS
VAGAS
PRÉ-REQUISITOS
Departamento de Educaçãoi
3 vagas
1 alunos da pós-graduação , 1 alunos da graduação do vespertino e 1 aluno da graduação do noturnoii
Colegiado do Curso de Pedagogiaiii
3 vagas
3 alunos da graduaçãoiv.
Comissão do Curso de Pedagogiav
3 vagas
3 alunos da graduação, obrigatoriamente 1 dos eleitos estar, ou já ter cursado alguma Residência Pedagógicavi
§ 1º: Todas as vagas de representação tem vigência de 1 ano (12 meses) a contar da data de publicação final dos resultados, não podendo recondução a vaga.
§2º: É permitida a acumulação de representação dentro das possibilidades do candidato, ao preenchimento dos pré-requisitos e as normas vigentes nos regulamentos da graduação e pós-graduação.
§3º: Cada categoria discente poderá votar APENAS em seus pares.
§4º: Titulares e suplentes serão classificados em ordem decrescente dos mais votados aos menos votados, sendo, os 3 (três) primeiros os titulares e os seguintes como suplentes, devendo prioritariamente ser preenchidas as vagas com pré-requisitos.

2) Das inscrições e calendário
2.1) As inscrições deverão ser feitas de acordo com o calendário e preenchimento do formulário em anexo, sendo entregues a um dos componentes da Comissão Eleitoral ou enviada ao seguinte endereço eletrônico: carlinhosk3@yahoo.com.br.
Parágrafo Único: Após as inscrições a Comissão Eleitoral irá conferir junto a Secretaria Acadêmica os Pré-Requisitos
2.2) Calendário Previsto
Publicação do edital: 21 de março
Distribuição de Material Informativo e divulgação: 22, 23 e 24 de março
Debate sobre as Instâncias promovido pelas Comissões Eleitorais de discentes e professores: 25 de março.
Inscrições dos candidatos: 28 e 29 de março
Recursos: 30 de março
Publicação da lista de candidatos elegíveis e inicio das Campanhas: 31 de março a 05 de abril
Eleições: 06 de abril
Apuração: 06 de abril
Resultado parcial: 07 de abril
Recursos: 11 e 12 de abril
Resultado Final: 13 de abril
Parágrafo Único: É facultado a Comissão Eleitoral mudança no calendário, sendo essas divulgadas com 48 horas de antecedência.

3) Das eleições
3.1) As eleições se darão por voto secreto em urna itinerante que passará em cada sala, de cada um dos termos na data prevista.
3.2) Será necessária assinatura em ata com nome e número de matrícula.

4) Da Campanha
4.1) A campanha eleitoral deverá seguir as regras aprovados no Regimento Geral da Unifesp disponíveis no site da Universidade: www.unifesp.br

5) Das disposições finais
5.1) Os casos omissos neste edital deverão ser encaminhados a Comissão Eleitoral que deverá saná-los.
Anexo
Nome:
Matricula:
Termo:
( ) Depto. De Educação
( ) Colegiado de Pedagogia
( ) Comissão de Curso
( ) Graduando
( ) Pós-graduando
( ) UC Em RP concluída
( ) UC em RP não concluída
( ) UC em RP matriculado este semestre

Sem mais,
Guarulhos 21 de março de 2011
Comissão Eleitoral

i De acordo com o artigo 1º da Proposta de Regimento do Departamento de Educação: “O Departamento é a unidade didática e científica responsável pelo ensino, pela pesquisa e pelas atividades de extensão, em áreas específicas de conhecimento. Compete ao Departamento de Educação estabelecer as atividades correspondentes às suas respectivas áreas de atuação e diligenciar para o seu cumprimento, objetivando alcançar a mais alta qualificação no desempenho de seus encargos”.
ii De acordo com o artigo 2º, parágrafo 2º da Proposta de regimento do Departamento de Educação: “Além do Chefe e Vice-Chefe, integram o Conselho do Departamento, com direito a voz e voto, todos os docentes, em atividade, que integram o Curso, incluindo os professores substitutos e visitantes contratados pela UNIFESP; 3 (três) representantes do corpo discente: um do Curso de Graduação vespertino e um do noturno e um discente da pós-graduação; 1 (um) representante dos servidores técnico-administrativos”.
iii De acordo com o artigo 1º da Minuta de Regulamento do Colegiado do Curso de Pedagogia: “O Colegiado do Curso de Pedagogia Licenciatura da Unifesp é órgão máximo de gestão do Curso de Pedagogia e tem por objetivo o governo do Curso em seus aspectos administrativos e pedagógicos em conformidade com as regras e normas da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp”.
iv De acordo com o artigo 10º e inciso 7º da Minuta de Regulamento do Colegiado do Curso de Pedagogia Art. 10. O Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura tem a atribuição e competência de “acompanhar e apoiar o Programa de Residência Pedagógica, mantendo representação permanente no Comitê Gestor do Programa, na gestão dos acordos de cooperação estabelecidos para os estágios curriculares obrigatórios”
v De acordo com o artigo 1º da Minuta de Regulamento da Comissão de Curso de Pedagogia: “A Comissão do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura é órgão assessor do Conselho de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação e destina-se, de acordo com o Artigo 3º do Regimento Geral da UNIFESP, a coordenar, planejar e supervisionar o desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso”.
vi De acordo com o artigo 13º, inciso 2º, da Proposta de regimento do Departamento de Educação e de acordo com o artigo 2º, parágrafos 1º e 2º da Minuta de Regulamento da Comissão de Curso de Pedagogia, essa Comissão será composta por 12 (doze) membros, sendo a representação discente dada por “Três estudantes regularmente matriculados, sendo um obrigatoriamente estudante da residência pedagógica, concluinte da UC ou não”.

Encontro de Mulheres Estudantes de SP - Neste FDS!!

Mensagem recebida de Robertinha da Diretoria de Mulheres da UNE :




Olha meninas, esse encontro vai ser muito legal e importante e gostaríamos de contar com a presença de todas. oq?
EME - encontro de Mulheres Estudantes quando? 26 e 27 de março, ESSE FINAL DE SEMANA!!! onde? Sindicato dos advogados de sp - Rua Abolição 134 - próximo ao metro Anhangabaú - VER MAPA ACIMA! Inscrição: Para se inscrever basta responder o questionário abaixo* para o email emesaopaulo@gmai.com. O custo da inscrição é R$ 20 com direito a Alimentação (café da manhã, almoço e janta nos dois dias e alojamento). Esse valor deve ser pago no próprio encontro. Alojamento - ficaremos alojadas no sábado para domingo no Sindicato. É legal, quem puder, ficar alojado com a gente, assim garanitmos menos dispersão e o horário da programação sem atrasos. *Inscrição (mandar o questionário abaixo para emesaopaulo@gmail.com): Nome: Universidade: Curso: Data de Nascimento: Email: Telefone: É Vegentariana? Tem filhos? Pretende levá-los ao Encontro? Faz parte de alguma entidade e/ou coletivo de mulheres?Qual(is)?

Muita gente acredita que a opressão contra a mulher é algo da época em que as mulheres não votavam ou não trabalhavam, ou então é um fato que acontece pontualmente em alguns âmbitos sociais. Grande engano... Ela está presente hoje em dia em vários setores da sociedade, inclusive na Universidade. Acontecimentos como o caso Geisy Arruda na Uniban e, o "rodeio das gordas", e os diversos trotes violentos e machistas que acontecem em muitas universidades no Brasil, refletem como esta forma de opressão é atual e cotidiana. Outros exemplos rotineiros presentes Brasil a fora são as festas e gritos de guerra das Atléticas, bem como o tratamento que estudantes e professores dão às mulheres nas salas de aula e em outros espaços universitários.

Por exemplos como este, percebemos que a questão da mulher deve ser encarada como um problema social e não pontual e individual das mulheres que são mais visivelmente agredidas.

A luta contra o machismo é coletiva. É preciso que todas as mulheres se sintam protagonistas dessa luta e a encarem como sua em seu cotidiano, levando-a não só para os debates na sala de aula como também para outros espaços de atuação que participam, como Centros Acadêmicos, DCEs, organizações políticas etc. Este protagonismo é importante não só pelas mulheres se encontrarem no centro dessa opressão, mas também porque a elas sempre foi negado o espaço público, político, de debate e luta, pois este sempre foi compreendido como lugar do homem, restando à mulher o lar e a família.

No Movimento Estudantil, essa lógica machista de que os espaços públicos são prioritariamente masculinos, também é reproduzida e exemplos disso são percebidos cotidianamente. É bastante comum, mesmo em cursos majoritariamente femininos, que os homens estejam à frente dos Centros Acadêmicos. É raro que a figura pública do DCE de uma Universidade seja uma mulher. Inclusive, atualmente, na Diretoria Executiva da Une há apenas 3 mulheres diretoras num universo de 16 membros.

Visando e negando essa lógica, ocorre bienalmente o EME (Encontro de Mulheres Estudantes), espaço auto-organizado da UNE destinado a reunir as mulheres estudantes do Brasil inteiro, para refletir sobre a luta contra a opressão imposta as mulheres, em especial dentro da Universidade. A pauta de mulheres, tão importante de ser debatida no espaço universitário, carece de locais para tanto. Por isso é tão importante a participação nesse EMEsp que vai acontecer agora, 26 e 27 de março no DCE da Unifesp, como do 4º EME nacional, que ocorrerá de 21 à 24 de abril de 2011 na cidade de Salvador.




Robertinha - Diretora de Mulheres da UNE
(11)7834-5615