sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Assembléia dos Estudantes de Pedagogia ( 13/12/2010 )

A paralisação acabou mas a mobilização continua e para deliberar quais serão as próximas ações dos estudantes de pedagogia o CAPED Cecília Meireles convoca todos os estudantes de pedagogia para a assembléia geral de nosso curso a ser realizada segunda-feira, dia 13 de dezembro à partir das 18h no galpão.

A primeira chamada será às 17h30 com quórum de 10% dos estudantes do curso e a segunda chamada será às 18h00 com o quorum presente, com previsão de término para as 19h30.

Agenda:

Informes :
1. Reunião da Comissão de Residência Pedagógica;
2. Reunião do Colegiado de Pedagogia;
3. Resultado do Ato Unificado.

Pautas :

1. Eleições de representantes para as instâncias do curso de pedagogia;
2. Posição na assembléia geral sobre a formação de comissões para acompanhamento das propostas da reitoria;
3. Formação de grupo de trabalho(GT) para estudar a reforma do estatuto do CAPED;
4. Formação de Comissão para a Calourada.

Repassem para seus amigos e tentem comparecer, caso alguém queira incluir um novo item de pauta mande por e-mail para o CAPED ou faça um comentário aqui no blog.

Atenciosamente,

Comissão de Comunicação
CA de Pedagogia Cecília Meireles - UNIFESP
Gestão Boas Novas 2010/2011

 

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Assembléia decide pelo fim da paralisação

encontro do cr-dce de 05-12-2010
Na assembléia de terça-feira, 07 de dezembro de 2010 foi aprovada proposta de fim imediato da paralisação estudantil no campus do Pimentas.

O resultado da votação foi:

231 pelo fim da paralisação;
184 pela continuidade da paralisação;
11 abstenções;

A assembléia prolongou-se até às 23h05 da noite, havendo uma debandada geral após a votação o que levou à marcação de uma nova assembléia para 14/12(terça-feira) às 18h para votar as 5 pautas pendentes de hoje e que são de suma importância para a continuidade da mobilização estudantil.

Repassem as informações para os colegas.

Em breve postaremos novas informações no blog dando mais informações sobre a assembléia de ontem, sobre o fim da paralisação e sobre a continuidade das mobilizações por condições de aprendizado mais dignas

ATA da ASSEMBLEIA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (segunda, 06/12)

encontro do cr-dce de 05-12-2010
ATA da ASSEMBLEIA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (segunda, 06/12)

18h30 - Informes :
a. Encontros do colegiado de pedagogia;
b. Ato unificado;
c. Reunião do DCE de domingo;
============

19h00 - Pautas :
a. balanço da mobilização
b. reposição
c. formandos
d. eleições p/ instâncias

A Assembléia extraordinária de estudantes de pedagogia teve inicio as 18h45 em segunda chamada com quorum presente. Iniciamos lendo as propostas de Informes e Pautas, que foram aprovados com sugestões de alteração nas pautas: retirar os itens “b” e “c” que seriam tratados como informes e acrescentar uma Carta de Apoio ao CAHIS. Todas propostas de alteração foram aceitas e seguiu-se a Assembléia.

Carlos fez informe sobre o Ato Unificado que acontecerá nessa sexta as 17h no Vão do MASP. Este Ato esta sendo construído por diversas universidades de São Paulo. Mais informações já constam no Blog.
Carlos fez informe sobre a Reunião do CR-DCE que aconteceu no domingo ultimo, dia 06 de dezembro, lendo um email enviado pelo Diego que esteve presente a reunião representando o Centro Acadêmico de Pedagogia. Mais informações já constam no blog.
Em seguida, Rose, Jordana, Lays, Eliene e Ana Carolina fizeram um repasse das 2 reuniões que aconteceram do colegiado de Pedagogia, nos dias 02 e 06 de dezembro, colocando que as principais pautas discutidas foram os formandos e as reposições de aula findada a greve. Mais informações da primeira reunião já constam no blog e em breve anexaremos relato da última reunião.
Suzana fez um informe sobre um colega de Ciências Sociais que tem uma irmã de 9 anos com dificuldade de alfabetização, pediu ajuda aos colegas do curso que trabalham com o tema indicando aos interessados que a procurem para maiores informações.

Iniciadas as pautas propriamente ditas começamos pela CARTA de APOIO ao CAHIS. Discutiu-se a viabilidade de apoiar o CAHIS enquanto entidade representativa de estudantes, compreendendo que são livres para defenderam quaisquer opiniões e pensamentos políticos. A CARTA foi proposta devido a alguns insultos que os colegas do CAHIS receberam após proporem o indicativo de greve. Fica claro que a CARTA proposta de apoio ao CAHIS não apoio o conteúdo da proposta e sim a liberdade de expressão, contrariada por alguns colegas.
Lida a carta, seguimos para segunda pauta sobre balanço da mobilização. Houve divergências em relação a conquistas, mas ficou como consenso que o curso de pedagogia ganhou muito com toda a mobilização, pois iniciou um debate entre estudantes que não havia antes e que culminou em um dialogo junto aos professores. Dentre as discussões ficou acordado de tirarmos uma proposta para encaminhar a Assembléia Geral, e que, independente da proposta, todos presentes a defenderiam, incluindo o respeito pela decisão tomada na Assembléia Geral, mesmo que contrarie a proposta tirada. Por fim, compreendemos que pelo horário avançado, a pauta relacionada as eleições para instâncias do curso de pedagogia ficariam para outro dia, com sugestão de ser na próxima segunda 13/12.

--- Anexo ---

Proposta aprovada em Assembléia dos Estudantes de Pedagogia a ser encaminhada a Assembléia Geral de Estudantes de Guarulhos:

Os estudantes do curso de pedagogia reunidos em Assembléia no dia 06 de dezembro se posicionam favoráveis ao fim imediato da paralisação por compreenderem que esta, enquanto ferramenta de luta, se esvaziou neste momento. Entretanto reafirmamos o respeito a Assembléia Geral de estudantes de Guarulhos entendendo suas deliberações como soberanas.
Defendemos o fim da paralisação reconhecendo os avanços no diálogo com a Administração da universidade ao longo desses 4 anos, porém reafirmando o descontentamento com as conquistas até este momento. Propomos um Fórum Permanente das comissões de fiscalização e uma nova Assembléia Geral de estudantes de Guarulhos para o 1º dia letivo do próximo semestre, com intuito de avaliação das datas e compromissos assumidos pela reitoria.

Guarulhos, 06 de dezembro de 2010
Assembléia Geral de estudantes de Pedagogia

--- Anexo ---

Moção de apoio dos estudantes de Pedagogia aos membros representantes do CAHIS

"Posso não concordar com uma palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo" (Voltaire)

Estimados colegas do Campus Guarulhos,

Nós, estudantes do curso de Pedagogia, reunidos em assembléia no dia 06 de dezembro de 2010, manifestamos aqui nosso profundo descontentamento com a forma como têm sido encaminhadas diversas críticas aos posicionamentos defendidos por alguns colegas do Campus – em especial os estudantes de História representados pelo CAHIS que, na última assembleia (01/12), propuseram o indicativo de fim de greve.
Entendemos que toda a crítica, quando bem fundamentada, é válida e deve ser estudada com bastante atenção. No entanto, notamos na fala de alguns colegas acusações de cunho pessoal extremamente esvaziadas que, longe de agregar, apenas repelem uma grande maioria de estudantes de qualquer movimentação estudantil.
As alcunhas de “pelegos” ou “traidores” às quais foram submetidos alguns de nossos companheiros que estiveram presentes, dia e noite, desde o primeiro momento da paralisação ilustram de maneira muito clara a falta de foco e diálogo que tem sido um grande entrave para a discussão sobre os próximos passos dessa luta, que é de todos.
Defendemos que a legitimidade de qualquer movimento social se contrói mediante um discurso político bem estruturado – o que, infelizmente, não observamos na última assembleia estudantil da UNIFESP.
Em busca, sempre, da harmonia e da discussão política inteligente, esperamos a compreensão de todos aqueles que entendem a democracia como um sistema no qual todas as opiniões devem ser respeitadas.

Guarulhos, 06 de dezembro de 2010
Assembléia Geral dos estudantes de Pedagogia
Centro Acadêmico de Pedagogia Cecília Meireles

--- Anexo ---

Reunião do Colegiado de Pedagogia em 06/11/2010)

A reunião começou com os informes:

1.GT da Pós-graduação em Educação convidou os demais docentes para reunião em 13/11/2010.

2.Os docentes que estiveram no “Fórum de Docentes do Campus” expuseram que está em elaboração uma carta de reivindicações, estão recebendo sugestões de todos docentes. O documento estará em aprovação na próxima reunião deste Fórum de docentes e será encaminhado ao CONSU, via representação docente do Campus.

3.Informe da reunião do CPC em 02-12

Constatou-se a diversidade de posições dos cursos quanto areposição, o Diretor do Campus convocou uma reunião de Coordenadores de Curso para dia 06/12 às 15h30min.

4. Curso de Especialização em Gestão. Foi avaliado pela coordenação e haverá uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação(SME) que apresentou demanda à Universidade.

5. Informe da participação da Profª Drª Célia Giglio em reunião com a CAPES-MEC , UFSCAR e UFABC, sobre o PARFOR – Formação Continuada e Fórum Paulista.

Discussão da Pauta:

1. Carta dos estudantes do oitavo termo(formandos) para a Comissão de Curso e Diretoria Acadêmica

Após discutir o teor do documento e votar o posicionamento dos docentes, quanto á questão apresentada, foi formada uma comissão de docentes para encaminhar a resposta aos estudantes.

2. Eleição para a coordenação do Curso

Compõem a comissão para eleição: Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes, Prof. Dr. Jorge de O. Barcellos e Prof.ª Drª Maria Angélica Pedra Minhoto.

3. PDI da Instituição e Plano de Metas 2011-2014

Apresentação de um plano de metas, ainda em discussão, tal plano integra as demandas e articulará-se às discussões sobre o plano de governo do curso no próximo biênio.


Att. Eliene

ATA CR-DCE de 05/12

encontro do cr-dce de 05-12-2010
Ao dia cinco de dezembro de dois mil e dez, às quinze e trinta horas, deu-se início à reunião do Conselho Representativo do Diretório Central Acadêmico – CR-DCE, nas instalações do DCE-Unifesp São Paulo. Estando presentes doze pessoas, sendo elas:

1. Ricardo Almeida de Matos – CASM – campus Diadema
2. Fernando – DCE – campus Guarulhos
3. Ana Carolina – CAAB – campus São Paulo
4. Camila – CAF - campus São Paulo
5. Claudio, Alison, Ana Catarina – CAEL - campus Guarulhos
6. Thomás – CAHIS - campus Guarulhos
7. Diego – CAPED - campus Guarulhos
8. Pacheco – Pró-CA do CAFIL - campus Guarulhos
9. Edson – CA Unificado - campus Baixada Santista
10. Yago – Pró-CA de Ciências Ambientais - campus Diadema

Pauta:
I. Mobilização Estudantil / Ato Unificado das Universidades Em Luta
II. Calourada Unificada 2011
III. Financiamento e Registro dos CAs

Informes:
Inicialmente, foram apresentados os informes da mobilização estudantil do campus Guarulhos que está em breve desde o dia 21/10. Comentou-se da pauta reivindicatória do campus e dos principais manifestações realizadas, principalmente, as no CONSU. Informou-se que na terça-feira (07/12) haverá uma assembleia geral em Guarulhos para deliberar a respeito do indicativo de fim de greve, aprovado na assembleia anterior. Também, repudiaram-se os atos de violência física, moral e verbal, ocorridos nesta assembleia (01/12). A avaliação feita que, neste momento, precisamos de ampla mobilização estudantil para não deixar o ME cair em descrédito e também precisamos de ampla articulação com professores e funcionários. Diadema tem um comando de mobilização e articulação para acompanhamento dos encaminhamentos da pauta de reivindicação do campus. A Baixada Santista voltou às aulas analisando que continuar em breve seria prejudicial para o semestre letivo, porém já tem articulação, na volta de 2011, para o acompanhamento de todo o desfecho das reivindicações. No caso de desacordo com o encaminhado, o campus pretende se mobilizar chamando novamente a greve. São José dos Campos sem informes. São Paulo, os CAs têm atuação reduzida, devido ao desinteresse político do campus.

Encaminhamentos das Pautas:

Primeira Pauta: Mobilização Estudantil / Ato Unificado das Universidades Em Luta
A) Documento do CR-DCE que expresse o apoio e promova ampla divulgação do Ato das Universidades Em Luta;
B) Fazer uma faixa da Unifesp - uso das materiais de Guarulhos, exceto as tintas que o DCE irá comprar.

Segunda Pauta: Calourada Unificada 2011
As propostas foram encaminhadas como indicativos de ações e métodos de organização da Calourada 2011, os quais todos serão discutidos com CAs e grupos estudantis.
a) Verificar o calendário dos campi e cursos;
b) Proposta de um dia em cada campus para atividades gerais de toda Unifesp;
c) Formular um calendário geral com as atividades de cada curso e campus, assim como as atividades da Calourada Unificada 2011;
d) Manual de calouros, kit calouro, histórico das entidades, festa unificada e articulação política: unificação estudantil, Unifesp e sociedade;
e) Teleconferência das atividades desenvolvidas nos campi;
f) Projeto: “adote um calouro“ ou apadrinhar;
g) Calendário com dia único para todos os campi.

Terceira Pauta: Financiamento e Registro dos CAs
Foi aprovado um grupo de discussão que abordará os temas:
a) financiamento estudantil (verba de permanência estudantil);
b) jurídico (os prós e contras da aquisição do CNPJ pelos CAs);
c) contábil (recursos e serviços);
d) debate a respeito do planejamento de uso da verba de permanência estudantil a ser realizado pelo Conselho de Assuntos Estudantis.

Próximo CR-DCE

16 de janeiro 2011 às 14h no DCE-Unifesp São Paulo
Rua Pedro de Toledo, 840.

Pauta:
I. Calourada Unificada 2011 – Unificação da Luta Estudantil na Unifesp
II. Grupo de Discussão dos CAs – Financiamento e Registro

domingo, 5 de dezembro de 2010

ASSEMBLEIA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (segunda, 06/12 as 18h)

ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

O CAPED Cecília Meireles convoca todos os estudantes de pedagogia para a assembléia(deliberativa) geral de nosso curso a ser realizada segunda-feira, dia 06 de dezembro à partir das 18h no galpão.

A primeira chamada será às 18h com quórum de 10% dos estudantes do curso e a segunda chamada será às 18h30 com o quorum presente.

A assembléia está prevista para terminar por volta das 21h30.

Agenda:

18h30 - Informes :
a. Encontros do colegiado de pedagogia;
b. Ato unificado;
c. Reunião do DCE de domingo;
============

19h00 - Pautas :
a. balanço da mobilização
b. reposição
c. formandos
d. eleições p/ instâncias


Repassem para seus conhecidos, é muito importante a participação de todos, há grandes chances que a paralisação termine na terça-feira e precisamos ter um posicionamento claro dos estudantes da pedagogia.



Gestão Boas Novas
2010/2011